sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Barcos da Refeno podem ser localizados via internet

Uma das mais tradicionais provas da vela oceânica brasileira, a 23ª Regata Recife-Fernando Noronha será iniciada neste sábado, a partir das 12h (de Brasília), com partida do Marco Zero (Recife Antigo). Apesar de alguns imprevistos de última hora, a expectativa da organização é de muita disputa pela Fita Azul, troféu dado ao primeiro lugar geral.
Espécie de atrativo turístico da prova, o Cisne Branco teve de cancelar sua participação na 23ª edição da Regata. A embarcação da Marinha do Brasil apresentou problemas técnicos em Fortaleza, no último dia 16. A embarcação de 249 pés ficaria aberta para visitação nos dias em que permanecesse no Recife. Já o Ave Rara, principal candidato à vitória, teve seus cabos roubados, mas já teve os equipamentos substituídos e partirá amanhã para realizar as 300 milhas náuticas de percurso (545 quilômetros).
Outra pequena decepção foi a desistência de participar do iatista Lars Grael. Quem participa da Refeno 2011 no barco Indigo é o seu irmão, o medalhista olímpico Torben Grael. "Vim para participar, mas estou competindo e a expectativa é a melhor possível. Temos um bom barco, com um potencial muito grande, e queremos bater o recorde para monocascos", declarou.
O atual recorde da prova é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que tem como comandante Georg Ehrensperger. Ele conquistou a marca de 14h34min54s em 2007. Mais leves, os multicascos têm dominado a prova nos últimos anos.
A novidade da Refeno 2011 é que os barcos poderão ser acompanhados pela internet, através do Spot, que é um aparelho de uso obrigatório na regata que passa a localização das embarcações. Quem quiser conferir deve acessar o http://www.refeno.com.br/refeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário