domingo, 25 de setembro de 2011

Nos 20 km da marcha, brasileira supera fracassos da infância



Percorrer 20 km marchando em pouco mais de 1h30min é uma atividade natural para a pernambucana Érica Rocha, que pratica a modalidade há 13 anos. Interessada pelo atletismo desde a infância, diz que o seu talento para o esporte só foi descoberto depois de sucessivos fracassos em outras provas. Ela é a atual recordista brasileira da prova com o tempo de 1h35min29s6, alcançado neste ano no Troféu Brasil, em São Paulo.
"Tentei velocidade, saltos, lançamentos, de tudo um pouquinho. Mas era complicado, não surgiam bons resultados, eu perdia para todos os meus amigos", diz. A chance de correr a marcha veio quando sua professora de educação física fez uma chamada buscando interessados para a prova.
"No início ela não confiou muito em mim e fizemos um trato. Se eu fosse bem, continuaria, mas se fosse mal, estaria fora. Acabei em quarto lugar e ela percebeu que eu tinha algum talento. Daí para a frente não parei mais", afirma.
Na marcha, os passos são dados de maneira em que pelo menos um dos pés sempre esteja em contato com o solo. A passada precisa ser dada sempre com a perna reta, do primeiro contato com o solo, até ficar em posição vertical. A prova é disputada no feminino desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.
Se praticar uma modalidade que até então era desconhecida foi quase um acaso, ela diz hoje que fez a escolha certa. "Eu me sinto muito bem disputando a prova, que para muitos é um pouco esquisita", diz. Durante os treinamentos, ela chega a marchar até 110 km por semana.
"O treinamento é muito importante e tem de ser contínuo. O trabalho que estamos fazendo aqui no México antes da disputa do Pan, de aclimatação à altitude, é muito importante. Estamos treinando em uma cidade em que a altitude é um pouco mais elevada do que em Guadalajara e isso pode nos favorecer. Espero fazer aqui o melhor resultado da minha carreira", afirma.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário