sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pan-Americano também é trabalho, meu filho!


Visão de parte do MPC (Centro Principal de Imprensa) do Pan 2011, inaugrado nesta terça-feira
A foto acima traz um a visão de parte do centro de imprensa  dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, inaugurado na última terça-feira. Instalado dentro do complexo do Expo Guadalajara, o  MPC (Centro Principal de Imprensa) ocupará um espaço de 2.860 m², onde estarão espalhadas 552 estações de trabalho e salas de entrevistas coletivas para até 180 pessoas.
No mesmo Expo Guadalajara funcionarão outras estruturas importantes para o Pan 2011, como o MOC (Centro Principal de Operações) e o TOC (Centro de Operações Tecnológicas) – aliás, cá entre nós, MOC e TOC, que rima sem vergonha! -, ambas fundamentais para que os Jogos aconteçam normalmente. E também é lá que estará o IBC (Centro Internacional de Transmissões), que receberá as emissoras de TV das Américas e também de onde serão geradas as imagens de todas as competições.
Mas confesso que ao ver esta foto do MPC de Guadalajara, bateu uma saudade gostosa de outros Jogos, Olímpicos e Pan-Americanos, que presenciei in loco. Uma das melhores coisas que existem neste tipo de cobertura é justamente esta convivência com jornalistas de outros meios de comunicação, do Brasil e de outros países no grande centro nervoso dos Jogos, o MPC.
É lá que tudo acontece: é do MPC que você transmite suas matérias, “troca figurinhas” com outros colegas, pega informações sobre horários das competições, participa de entrevistas coletivas  oficiais e também descobre que o melhor amigo de um jornalista numa grande cobertura esportiva é aquele McDonald’s abençoado localizado ao lado.
Há muito, muito trabalho para fazer, boas doses de estresse por todos os lados (às vezes mais do que o recomendável), mas também impera um clima de camaradagem e amizade durante toda a competição, entre os jornalistas e os voluntários que lá estarão trabalhando. E se hoje ainda existe pouca gente ocupando no MPC de Guadalajara, daqui a duas semanas a lotação deverá ser total, com os cerca de 1.200 jornalistas que são esperados por lá. E a calma aparente que a imagem acima pode passar vai se transformar completamente. Uma verdadeira bagunça organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário