quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Vamos novamente com tudo. Para manter a tradição do Pan", diz Marcelinho

e Mirás, do R7
Marcelinho Machado, basqueteJosé Jiménez/FibaAméricas
Ala/armador da seleção, Marcelinho Machado segue para seu quarto Pan, em Guadalajara

Marcelinho Machado saiu de Mar del Plata com a vaga do basquete para a Olimpíada de Londres-2012, mas já segue para Guadalajara motivado para manter a tradição brasileira e alcançar seu quarto ouro em Jogos Pan-Americanos – foi campeão em Winnipeg-1999, São Domingos-2003 e Rio de Janeiro-2007 (a seleção brasileira ainda tem mais dois ouros: de Cali-1971 e Indianápolis-1987).

Aos 36 anos, diz que “é assim a vida de atleta: um grande êxito ou uma decepção, sempre tem um outro campeonato pela frente”.

- Já temos de mudar o foco. O Pan é sempre muito importante para o Brasil. Temos de manter a hegemonia – fomos campeões três vezes seguidas e vamos novamente com tudo. Para ganhar.

Pan pode ter atletas da NBA

Das outras seleções que também estarão em Guadalajara, competem seis das dez do Pré-Olímpico (além do Brasil, a campeã Argentina, mais Canadá, Uruguai, República Dominicana e Porto Rico – ficando de fora Venezuela, Panamá, Cuba e Paraguai), mais México e Estados Unidos.

- Outras seleções podem não dar o mesmo valor para o Pan, mas isso não é problema nosso.

O ala/armador não tem informações se os adversários irão manter, em Guadalajara, a base do Pré-Olímpico.

- A Argentina, Acho que não. Mas também já ouvi dizer que, com a greve na NBA [na verdade um locaute – ou “greve de patrões”], alguns gostariam de jogar.

Pelo Brasil, Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, aceitou novamente a convocação da seleção brasileira, lembra Marcelinho.

- Não sei o que esperar das outras seleções, mas nós estamos motivados, prontos para brigar por mais um título, para manter a tradição.

Boa base na preparação

Um dos pontos fortes do Brasil em Mar del Plata foi a preparação de dois meses, com destaque para o aspecto físico, como confirma o ala/armador.

- Para o Pan, já temos essa base. A preparação foi mesmo muito boa. No segundo tempo dos jogos, nosso time crescia, em relação ao adversário. Eles sentiam o ritmo e a gente acelerava.

Mesmo critério com todos

O técnico Rubén Magnano [argentino, campeão olímpico com seu país em Atenas-2004] também é destacado pelo jogador.

- É um treinador excelente, muito bom para se trabalhar junto. É fácil de se trabalhar com ele. Sério e correto, mantém seus critérios com todos os jogadores. Gosta de treinar muito e compramos essa ideia dele. A gente sabe que vai funcionar, vê o resultado final.

No Pan de Guadalajara, entre 14 e 30 de outubro, o torneio masculino de basquete será entre os dias 26 e 30. A seleção brasileira se apresenta ao técnico Magnano em 18 de outubro, para treinar na Hebraica, em São Paulo, até o embarque para o México no dia 21.

Com o pensamento em Londres

Até lá, os jogadores convocados têm jogos por seus clubes. Marcelinho, 2,00 m e 88 kg, volta a defender o Flamengo nesta sexta-feira (23), às 19h, no ginásio da Gávea, que receber Macaé pelo Estadual do Rio de Janeiro, que terá sua primeira rodada do returno.

Cestinha do campeonato da LINB (Liga Nacional de Basquete) de 2011 com 918 pontos (26,2 por jogo), o atleta tem, pessoalmente, algumas “obrigações” a mais depois dos treinos: faz séries de arremessos e também RPG (Reeducação Postural Global) para amenizar o desgaste de toda uma vida no esporte, além de musculação, diariamente.

Clube no Estadual e seleção no Pan, mas já pensando na Olimpíada de Londres-2012.

- A gente trabalhou tanto para conseguir essa vaga, que não pode deixar cair esse sentimento, essa postura, em relação à Olimpíada.

A motivação é muito grande e tetmos de ir nos preparando desde já, no clube mesmo, para chegarmos à melhor forma perto da convocação, para estarmos bem para ir a Londres.


A Rede Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário