terça-feira, 4 de outubro de 2011

Vizinha do Pan, cidade mexicana vive em torno da tequila


Conheça como se produz a famosa tequila mexicana

A menos de duas horas de Guadalajara, sede dos Jogos Pan-Americanos, Tequila respira "literalmente" a bebida que é homônima à cidade. Logo na entrada, já é possível ver diversas lojinhas de beira de estrada vendendo artigos relacionados ao assunto: são pequenos barris, garrafas grandes, protetor de garrafa, pequenos copos, entre outros artigos.
Com panfletos, alguns habitantes convidam os turistas para visitar as fábricas das mais diversas marcas: Don Julio, Don Kiko, Herradura, José Cuervo, entre outras. Dentro da cidade, o visual se repete. Até os bancos da praça tem um desenho do agave, planta de onde se tira o suco para se fabricar a tequila.
Em um restaurante em frente a uma famosa marca de bebida alcóolica, metade dos pratos contém molho de agave ou são feitos com tequila. Tirando o fato de viver em torno do objeto, a cidade mexicana lembra muito os pequenos municípios do interior do Brasil, com uma igreja, uma praça em frente e um coreto.
Depois de fazer um passeio pela cidade, a reportagem do Terra teve acesso à fabricação da tequila mexicana, em um dos locais mais antigos desse gênero, que começou as operações no Século XVIII.
O processo se inicia com o corte da planta, que após as enxadadas ficam parecidas com abacaxi. Todo dia chegam ao todo cerca de 60 toneladas dessa matéria prima, que pode atingir até 100 kg. Depois disso, o fruto passa 72 horas em um forno a mais de 40º para amolecer.
Preto e amolecido, o agave segue então para ser moído e liberar o suco que sai da planta. Após uma primeira fermentação da tequila, o guia oferece uma primeira dose, com um teor alcóolico de 55%. Ao virar o pequeno copo, a bebida desce "queimando" a garganta, mais que qualquer tipo de cachaça brasileira.
Por ainda ser muito forte, a tequila passa por uma segunda fermentação, antes de ser armazenada em barris de carvalho. O armazenamento pode durar de 6 meses até três anos, dependendo do tipo de tequila que está sendo feita e comercializada.
O que mais impressiona são as quantidades de barris que a fábrica possui na área de "maturação" do processo: mais de 200 por setor. Tidas como a produção mais especial desta importante marca internacional de tequila, os líquidos são levados para Guadalajara, onde são colocados dentro da garrafa para, enfim, comercializar com o resto do país.
Após o tour, os visitantes mais consumistas se divertirão ao seguirem para uma gigante loja, lotada com todos os tipos de tequila que desejam consumir, além de chaveiros, roupas e outros acessórios que lembram a marca. A fábrica faz sucesso, já que cerca de 800 pessoas visitam o local a cada fim de semana. Na saída para retornar a Guadalajara, o cheiro da agave segue predominante por toda a cidade que respira tequila.
Pan 2011 no Terra
Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário