quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Patrimônio do México, Potosí tem centro histórico repleto de praças e igrejas



Equipes brasileiras de atletismo, natação, taekwondo e triatlo farão um período de aclimatação em Potosí. Foto: Vagner Magalhães/Terra Equipes brasileiras de atletismo, natação, taekwondo e triatlo farão um período de aclimatação em Potosí

Um rápido passeio pela cidade mexicana de San Luis Potosí, escolhida pelas equipes brasileiras de atletismo, natação, taekwondo e triatlo para um período de aclimatação à altitude - antes da disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que começam em 14 de outubro - apresenta ao turista pelo menos sete grandes praças, igrejas e ruas de pedra bem conservadas.
A cidade tem uma história forjada na descoberta de grandes minas de prata e mercúrio e sucessivas batalhas, incluindo a independência do México. Situada a uma altitude de 1,86 mil metros e fundada em 1592, passou por um rápido processo de povoamento. Hoje, abriga cerca mais de 700 mil moradores e a região metropolitana supera 1 milhão de pessoas.
Assim como todo o México, tem uma tradição religiosa que deixou marcas espalhadas por todo o centro histórico, já que as ordens religiosas que lá se instalaram construíram os locais de culto em sete praças que são a marca registrada da cidade. São elas: Fundadores, Armas, San Francisco, Aranzazu, San Augustine, Del Carmen e San Juan de Dios. Em todas, as igrejas têm a fachada direcionada para o espaço central e a pedra como elemento principal das construções.
O nome da cidade é uma homenagem ao padroeiro local, San Luis, mas também ao rei francês Luis IX e uma referência à cidade boliviana de Potosí, conhecida também pela abundante extração mineral.
A cidade tem as edificações mais importantes incluídas como patrimônio nacional desde 1990. O patrimônio intangível, como dança, artesanato, dialetos, línguas, vestimentas e tudo o que está relacionado a esses costumes, também são preservados.
Essa zona de monumentos históricos está contida em uma área de cerca de 2 km quadrados e as edificações são em maioria dos séculos XVII ao XIX. A Catedral e várias outras igrejas, o Teatro de La Paz e o Banco Real estão entre os mais significativos.
Anualmente, a cidade recria o fervor religioso do passado em celebrações litúrgicas. Uma das mais conhecidas é a procissão do silêncio, durante a Semana Santa.
Potosí é considerada um importante centro industrial do México, de vasta produção agrícola, pecuária e de mineração. A comida local é feita à base de milho e por influência espanhola, também por carnes de frango e porco. O prato mais famoso da cidade é a enchilada, feita com massa de pimenta vermelha e servida com feijão frito, cebola picada e guacamole, um purê de abacate bem temperado.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário