quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Após deixar Phelps para trás, Léo de Deus segue Cielo e busca 'gata' em Guadalajara



Leonardo de Deus - 700 x 475Satiro Sodre/ AGIF
Leonardo de Deus vai em busca do ouro nos 200 m borboleta e nos 200 m costas

Você conhece o nadador brasileiro Leonardo de Deus? Se não, guarde esse nome porque, apesar de ter apenas 20 anos, o sul-mato-grossense é um dos poucos que conseguiu deixar o campeão olímpico Michael Phelps para trás na piscina. 

O brasileiro ficou sem segundo lugar na prova classificatória dos 200 m borboleta no Mundial de Xangai, disputado este ano, atrás apenas do austríaco Dinko Jukic. Com isso, garantiu presença na semifinal da competição, mas não conseguiu chegar à decisão da modalidade. 

Habituado a treinar com atletas experientes como César Cielo e Thiago Pereira, Leonardo afirma que vai usar a estratégia de nadar atrás da “mulher gata” do outro lado da piscina para chegar à medalha de ouro no Pan-Americano de Guadalajara. 

- Durante os treinos, os caras ficam me zoando e falam que vão colocar uma mulher bem gata do outro lado da piscina para eu atravessar mais rápido. Isso é para estimular. Durante o treino a gente é bem moleque, bem aberto e fala muita besteira, mas, na hora da série, é todo mundo sério e correndo atrás do resultado. É comum o Cielo ficar gritando: ‘vai mais rápido, vai mais rápido!’. 

A menos de duas semanas do Pan, Léo e equipe de natação diminuíram o ritmo dos treinos e agora fazem apenas duas horas dentro da piscina e cerca de uma hora de musculação. O nadador admite estar ansioso porque é uma competição “mais quente, em que a gente fica em Vila Pan-Americana, mas é uma ansiedade boa”. Apesar do friozinho na barriga, Léo de Deus afirma que vai para o México em busca de resultados. 

- Minha prova principal é os 200 m borboleta. Eu estou indo para disputar a medalha de ouro. Nos 200 m costas, eu também estou forte e na briga para disputar medalha. Eu terei adversários difíceis, como canadenses e americanos, mas depois do Mundial de Xangai estou mais confiante. 


- Às vezes, quando eu e o Thiago Pereira, que vai disputar os 200 m costas ao meu lado e é meu amigo pessoal, fazemos um treino lado a lado, ninguém quer perder e um quer bater na frente do outro. Então, tem uma rivalidade saudável no treino e a gente cobra um ao outro. Isso torna o treino cada vez mais competitivo e mais forte. 

Leonardo de Deus -pan - 700 x 475
Nadador está acostumado às cobranças dos companheiros - Foto: Divulgação/Leandra Benjamim/ FLA Imagens

De olho em Londres 

O nadador já tem índice olímpico para estar em Londres nos 200 m borboleta – junto com Kaio Márcio - e nos 200 m costas – assim como Thiago Pereira. Em Guadalajara, ele precisa defender os tempos que conquistou para carimbar o passaporte para as Olimpíadas de 2012. De olho em resultados positivos, o já jovem até projeta uma pausa nos treinos para estudar. 

- A minha carreira exige muito tempo, mas eu já estou esperando o ano que vem, depois das Olimpíadas, quando vou ter alguns meses em que eu vou poder relaxar. Estou querendo entrar na faculdade para fazer marketing e me especializar em marketing esportivo. Antes da Olimpíada não vai dar porque já tenho índice olímpico e quero dedicar todo o meu tempo para a natação para chegar bem em Londres.

A Rede Record transmitirá os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 terá transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos. 

A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário