sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Campeões, Camilo e Guilheiro lutam para ganhar peso e músculos por ouro olímpico


camilo ippon 700Luiz Pires/Vipcomm
Tiago Camilo ganha ouro com ippon espetacular no México
Publicidade
Campeões pan-americanos com um show de ippons, inclusive nas finais, Tiago Camilo e Leandro Guilheiro saem de Guadalajara com o olhar em Londres. E os dois têm fórmula parecida para conquistar o ouro inédito no Reino Unido: ganhar peso.


Tanto Leandro quanto Tiago possuem duas medalhas olímpicas, mas nenhuma de ouro. Guilheiro tem bronzes em Atenas 2004 e Pequim 2008, enquanto Camilo conquistou a prata em Sydney 2000 e o bronze na China.

E os dois têm ainda mais coisas em comum. Ambos subiram de categoria há alguns anos e estão tendo a mesma dificuldade: chegar no peso máximo permitido. Foi o que contou Guilheiro após a medalha em Guadalajara.



- Tenho uma sensibilidade muito boa para saber onde tenho que melhorar. Preciso me aperfeiçoar fisicamente. Tenho que ganhar peso. Sou um pouco leve para a categoria e tenho um déficit em relação aos adversários. Vejo uma gama de variáveis em que posso melhorar. É bom. Se eu não visse nada, ia ficar um pouco preocupado.

Segundo melhor do mundo, Guilheiro tem pela frente uma dura batalha pelo ouro na categoria até 81 kg, peso no qual ele raramente chega.

- Não preciso ficar marombado, mas sim ganhar a força específica do judô. Não adianta levantar 200 kg na musculação e não conseguir ter força aqui [apontando para o braço]. Eu ganho peso, mas perco muito rápido. Quero chegar a 81 kg e hoje tenho 79 kg. Preciso ter a força relativa dos meus adversários. Eles geralmente pesam de 84 a 85 kg, baixam pra 81 kg na pesagem e depois de algumas horas já estão com 84 kg de novo.

Tiago Camilo tem a mesma ambição de Guilheiro. Campeão mundial em 2007 na categoria até 81 kg, ele subiu para os médios (até 90 kg) e ainda tem dificuldade para chegar no peso máximo.

- Estou aumentando meu peso. Tenho mais alguns meses para as próximas competições. Quero chegar lá em Londres bem no peso, que é uma coisa que ainda falta para mim nessa categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário