sexta-feira, 28 de outubro de 2011

EUA quebram hegemonia, levam ouro e mandam Leonas para Pré-Olímpico


Uma das principais atrações dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o time feminino da Argentina de hóquei sobre a grama acabou surpreendido. Na noite desta sexta-feira, as Leonas, como são conhecidas no esporte, perderam por 4 a 2 dos Estados Unidos, ficaram com a medalha de prata no evento mexicano. Pela primeira vez, desde 1987, a tradicional formação alviceleste não subiu no lugar mais alto do pódio.

O prejuízo com a derrota desta sexta-feira atinge também a pretensão da equipe de atuar nos Jogos Olímpicos de Londres. Acostumadas a assegurar vaga ao maior evento esportivo do mundo por intermédio da medalha de ouro no Pan, as Leonas precisarão disputar um Pré-Olímpico, ainda a ser definido - Nova Déli, na Índia, entre 15 e 26 de fevereiro; em Kontich, na Bélgica, entre 14 a 25 de março; e em Kakamigahara, no Japão, entre 25 de abril e 6 de maio.
Atuais campeãs mundiais e medalhistas de bronze (Pequim e Atenas) e prata (Sydney) nas últimas três Olimpíadas, as Leonas não resistiram ao forte ritmo imposto pelas americanas, que dominaram a maior parte da partida. Apostando em contra-golpes, os Estados Unidos conseguiram um feito histórico, registrando a primeira derrota em decisões da Argentina no evento da Odepa.
Desde a inclusão do hóquei feminino nos Pan-Americanos, a Argentina dominou completamente a modalidade. Em 1987, em Indianápolis, a equipe derrotou os Estados Unidos na primeira decisão, registrando um resultado que se repetiria nos próximos anos. As americanas acabaram sendo vítimas das Leonas também nos anos de 1995, em Mar del Plata; 1999, em Winnipeg; 2003, em Santo Domingo, e 2007, no Rio de Janeiro - apenas em 1991, em Havana, o Canadá ficou com a prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário