sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pentacampeão da "São Pivete" tenta a sorte em Guadalajara

Inspirado pelo irmão, Joílson da Silva entrou para o atletismo e venceu cinco edições da São Pivete. Foto: Vagner Magalhães/Terra Inspi


Aos 24 anos, o cearense Joílson da Silva já correu um bocado. Ele está na cidade mexicana de San Luís Potosí para um período de aclimatação de um mês antes de participar da prova dos 5.000 m nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro. Teve como espelho para entrar no atletismo um de seus irmãos, atleta amador. Ao vê-lo ser entrevistado na televisão depois de ganhar a corrida de "São Pivete", em Fortaleza, Joílson disse para a mãe que era aquilo que queria fazer. Foi pentacampeão de prova e hoje defende o time brasileiro em competições pelo mundo afora.
A corrida cearense de "São Pivete", criada em 1990, é um paródia à tradicional prova paulistana da São Silvestre, realizada há mais de 80 anos na capital paulista. Quase uma década depois de sua criação, surgiu a "Associação Projeto São Pivete", que busca utilizar o esporte para promover a cidadania para crianças e adolescentes. Hoje, a prova é dividida em categorias entre os 5 e os 14 anos e acontece anualmente no bairro Carlito Pamplona.
"Eu corro desde os nove anos. Comecei descalço, pelo bairro. Meu irmão corria antes, mas não teve a oportunidade que eu tive. Posso dizer que me espelhei nele. Certa vez, ele ganhou a prova e apareceu na televisão. Aí eu fiquei com vontade de entrar nisso e ganhei cinco vezes seguidas a prova", diverte-se.
Depois de se destacar na São Pivete, Silva passou a correr em pista e foi incentivado pela técnica Conceição Nery a disputar os 3.000 m, prova em que foi campeão nos Jogos da Juventude. Em 2004 teve sucesso também no Campeonato Sul-Americano menor e aos poucos a carreira começou a deslanchar.
Silva tem como melhor tempo 13min27 e diz que está pronto para tentar uma medalha. Já participou de treinamentos na altitude na Colômbia e acredita em uma disputa acirrada na prova que vai disputar em Guadalajara.
"Na prova dos 5.000 m, é importante manter o ritmo. Temos um mês para a preparação na altitude e estou confiante em um bom resultado", diz. "Agora é correr bastante, descansar e chegar bem na prova", afirma.
Joílson tem como resultado mais significativo da carreira o bronze nos 3.000 m dos Jogos Ibero-Americanos de Atletismo de San Fernando, obtido na Espanha, no ano passado. A melhor marca pessoal na prova dos 5.000 m veio este ano, no GP de Nijmegen, na Holanda.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajar

Nenhum comentário:

Postar um comentário