quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tênis de Mesa


Data: 15 de Outubro até 20 de Outubro
Participantes: 80 atletas (40 homens e 40 mulheres)

Masculino: Individual
Feminino: Individual
Masculino: Equipe
Feminino: Equipe


ITTF
Internacional Table Tennis Federation
Federação Internacional de Tênis de Mesa
Presidente: Adham Sharara
www.ittf.com


UTLM
União Latino-americana de Tênis de Mesa
Presidente: Ing. Jairo Orlando Páez (Colombia)
www.ultmonline.org

NATTU
União Norte-americana de Tênis de Mesa
Presidente: Michel Cavanaugh (Estados Unidos)

FEMETEME
Federação Mexicana de Tênis de Mesa
Presidente: Sergio Arturo Blanco Ceja
www.femexteme.org



Delegado Técnico
Tênis de Mesa
Melecio Eduardo Rivera (El Salvador)

Diretor de Competição
Eddy Antonio Travieso



Um esporte para todos

No século XVIII, oficiais do exército inglês em combate na Índia e na África do Sul resolveram relaxar jogando tênis. Mas dentro dos quartéis não havia espaço para praticar o esporte. Foi aí que decidiram criar uma versão reduzida: o tênis de mesa. Com muita criatividade, improvisaram tampas de caixas para fazer de raquetes e, no lugar de bolinhas, usavam rolhas de vinho. Vinte anos depois, o inglês James Gibb levou bolinhas de celuloides americanas para a sua terra natal. No Brasil, os primeiros a praticar a modalidade foram turistas ingleses, por volta de 1905. Sete anos depois, foi realizado o primeiro campeonato por equipes, na cidade de São Paulo, em que o Vitória Ideal Clube ficou com o título. 

O tênis de mesa estreou nos Jogos Pan-americanos em Caracas 1983, com disputas masculinas e femininas.

- Atletas de alto nível podem fazer jogadas com giros de até nove mil rotações por minuto. A velocidade das bolinhas pode chegar a 200km/h.

- É o esporte com o maior número de adeptos, com 40 milhões de competidores e outras incontáveis milhões de pessoas que jogam como diversão no mundo inteiro.
- O mesatenista Hugo Hoyama é o atleta brasileiro com mais medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos, com um total de nove ouros conquistados em seis participações nos Jogos.

- Claudio Kano é o mesatenista que mais faturou medalhas nos jogos Pan-americanos. Foram 12 no total: sete de ouro, três de prata e duas de bronze.
- O tênis de mesa brasileiro possui 28 medalhas em Jogos Pan-americanos, sendo 11 de ouro, seis de prata e 11 de bronze.




Nenhum comentário:

Postar um comentário