quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vôlei de Praia


Data: 16 de Outubro até 22 de Outubro
Participantes: 64 atletas (32 homens e 32 mulheres)

Masculino: Equipe
Feminino: Equipe

FIVB
Fédération Internationale de Volleyball
Federação Internacional de Voleibol
Presidente: Jizhong Wei
www.fivb.org

UPV
União Pan-americana de Voleibol
Presidente: Ary da Silva Graca Filho

FMVB
Federação Mexicana de Voleibol
Presidente: Ismael Acosta García
www.femexvoleibol.net

Delegado Técnico
Voleibol
Cristóbal Marte Hoffiz (República Dominicana)

Diretor de Competição
Laura Beatriz Almaral Palafox


Sob a luz do sol

Jogar vôlei na praia é algo tradicional em países de litoral extenso, como Estados Unidos e Brasil. Nos anos 30, foram disputados os primeiros torneios amadores em Copacabana e Ipanema, no Rio de Janeiro. Mas, somente em 1986, a Federação Internacional de Vôlei reconheceu a modalidade, concedendo-lhe um estatuto e regras próprias. A estrutura básica é idêntica à do vôlei de quadra, mas há diferença em alguns aspectos. Por exemplo, em vez de duas equipes de seis integrantes, o vôlei de praia é jogado em duplas. Além disso, a forma de marcar pontos é igual à do vôlei de quadra, mas, na praia, as disputas são em melhor de três sets. Os dois primeiros vão até 21 pontos (em caso de empate em 20, a disputa é prorrogada até que uma dupla abra dois pontos de vantagem) e o último vai a 15 (valendo a mesma regra em caso de empate em 14).




- A estreia do vôlei de praia nos Jogos Pan-americanos foi em Winnipeg 1999.
- O vôlei de praia brasileiro possui sete medalhas em Jogos Pan-americanos, sendo três de ouro, duas de prata e duas de bronze.

- No feminino, como ocorreu nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996, o Brasil venceu na estreia da modalidade. Nos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999, Adriana Behar e Shelda foram campeãs. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário