sábado, 17 de setembro de 2011

Campeã mundial no remo, Fabiana Beltrame se arrisca no surfe


Fabiana Beltrame contou com os conselhos da surfista Andrea Lopes. Foto: Mônica Garcia/Bulcão e Tresdê Assessoria e Comunicação Ltda - Especial para o Terra Fabiana Beltrame contou com os conselhos da surfista Andrea Lopes

A campeã mundial Fabiana Beltrame enfrentou um novo desafio no final da manhã deste sábado na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro. Ela trocou as águas calmas da Lagoa Rodrigues de Freitas e seu barco de skiff simples peso leve por uma prancha de surfe e as ondas agitadas da praia do Diabo.
Mas a remadora teve uma professora à altura: a tetracampeã brasileira de surfe profissional, Andrea Lopes, que deu dicas para que Beltrame fizesse bonito no surfe. Antes de entrar no mar, Fabiana estava nervosa com a nova empreitada.
"Estou bem nervosa em cair no mar hoje. Há alguns anos eu tentei surfar. Como eu sou de Florianópolis e o surfe lá é muito forte, todo mundo já tentou dar uma surfada, e eu também. Mas não fui muito feliz e acabei desistindo. Eu sempre achei o surfe um esporte muito bonito. Vamos ver se com a Andrea de professora eu consigo encarar as ondas", explicou.
Fabiana levou toda a família para assistir o desafio, e Gibran Cunha, seu marido e técnico, ficou o tempo todo observando sua performance no mar, com a filha Alice no colo.
"Acho que vai ser engraçado. Mas ela sempre encara tudo também, de repente ela vai surpreender. Se ela quiser continuar surfando, vou dar o maior apoio", disse Cunha.
Dentro do mar a cena foi outra. No começo, a campeã mundial estava cautelosa com as ondas, mas com a ajuda da "professora" Andrea, a remadora começou a ganhar confiança e encarar umas marolas que quebravam nas pedras do Arpoador.
Para a surfista tetracampeã brasileira, sua pupila se saiu muito bem. "Foi o maior barato. A Fabiana é muito calma e isso é essencial no surfe. Ela é muito centrada, ouvi bastante. O mais legal é que ela já ficou até em pé na prancha, isso é a base. Eu acho que o mosquitinho do surfe a mordeu", afirmou a professora Andrea.
Já Fabiana assegurou que após o Pan-Americano, que será realizado em outubro em Guadalajara, no México, pretende voltar a encarar as águas salgadas e a prancha de surfe.
"Foi bem divertido, apesar de ser muito difícil. É muito complicado você se equilibrar na prancha. É bem diferente do remo. Foi uma grande experiência, valeu muito a pena. Assim que passar as competições que eu tenho agora e tiver um tempinho a mais, quero voltar novamente aqui", finalizou a atleta do Flamengo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário