segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Piscina de espuma e ondas no teto; conheça "casa" de Cielo no Pan


O local é chamado de "coroa" dos Jogos Pan-Americanos. Tido pelos organizadores como um diamante precioso do evento, o Centro Aquático de Guadalajara passa pelos últimos retoques, cerca de um mês antes de receber atletas do nível do campeão mundial e olímpico Cesar Cielo. Porém, a beleza já impressiona quem o vê pela primeira vez. A estrutura agradou tanto que será a sede do Mundial de Esportes Aquáticos de 2017. Os detalhes foram todos pensados para que nenhum atleta saia do México insatisfeito com as instalações.
O ponto inicial da visita do Terra ao local foi na área de aquecimento da natação, que é formada por duas piscinas, uma para relaxamento, em formato quadrado e sem raias, e outra com medidas olímpicas, onde os nadadores que competirão nos dias posteriores poderão realizar seus treinamentos diários. É neste local onde ainda faltam mais ajustes. É possível ver funcionários trabalhando na pintura, próximo à borda de uma das piscinas.
Mais ao fundo está montado o chamado ginásio seco, onde quem deverá passar a maior parte do tempo são os atletas de saltos ornamentais. Esta parte do complexo foi milimetricamente planejada. O espaço tem quatro trampolins para treinar a sintonia dos saltadores em dupla, quatro camas elásticas e uma piscina cheia de espuma, com uma plataforma de três metros, para eles treinarem os movimentos.
Enquanto os saltadores não chegam, quem se diverte são as crianças que visitam o complexo. Aproveitando a presença da reportagem, eles se jogavam de todas as formas no meio da espuma: de costas, de frente, tentando dar pirueta, entre outras tentativas. Além dos equipamentos para os atletas de saltos ornamentais, a sala conta com diversos aparelhos de musculação.
Saindo da sala se chega ao ponto principal do Centro Aquático: o local de competição. Ao olhar o teto é muito fácil reparar que o formato lembra várias ondas pequenas. Já nas paredes, um desenho em azul e verde que fazem imaginar que vários óculos de natação estão ali. A piscina onde será realizada as provas dos saltos ornamentais conta com o gigante logo dos Jogos Pan-Americanos no fundo.
Plataformas de 3 m, 6 m, 8 m e 10 m já estão instaladas. As piscinas também já contam com as raias separadas. O único local inacabado é a arquibancada onde sentarão atletas, treinadores e jornalistas durante a competição. Com capacidade para 3,5 mil pessoas, o local pode aumentar sua arquibancada em mais 1,5 mil pessoas ainda neste Pan, devido à grande procura de ingressos para as competições.
O local se prepara para abrigar provas de natação, saltos ornamentais, nado sincronizado e polo aquático. De acordo com os organizadores ainda falta testar o aquecimento da piscina principal e os sensores do bloco de partida. A ideia é que seja realizado um evento teste, alguns dias antes dos Jogos Pan-Americanos para que seja sanado qualquer problema.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário