quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Quase metade do Pan 2011 pode levar às Olimpíadas

Os Jogos Pan-Americanos vêm sofrendo, há um bom tempo, com o estigma de competição menor no universo de eventos poliesportivos. De fato, perdeu bastante prestígio por conta da ausência das estrelas das principais potências, nas mais variadas modalidades. Mas o Pan de Guadalajara, que começa no próximo dia 14 de outubro, poderá mudar um pouco esta perspectiva pouco animadora. Quase metade dos esportes olímpicos programados em Guadalajara é classificatória ou contará pontos que podem render vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
Das 46 modalidades esportivas existentes no programa do Pan de Guadalajara, 37 também são olímpicas. E 16 delas - ou seja, 44% - darão vaga direta ou ajudarão os atletas a carimbar seu passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.
Acompanhe abaixo o levantamento que o iG fez a respeito das modalidades que dão aos Jogos Pan-Americanos uma real importância:

Atletismo

Os atletas que alcançarem as marcas mínimas estipuladas pela Iaaf estarão classificados (fica a critério de cada comitê olímpico nacional levar ou não estes atletas)

Foto: Gazeta Press
Se conseguir um resultado expressivo em Guadalajara, Fabiana Murer pode antecipar sua vaga nas Olimpíadas de 2012

Canoagem velocidade

Os campeões nas provas individuais (K1M 200m, K1M 1000m, K1W 200m, K1W 500m, C1M 200m, C1M 1000m) e da prova do C2 1000m estarão classificados para as Olimpíadas. Os campeões nas provas de duplas dependerão do resultado no Mundial de Canoagem de velocidade para saber se estarão ou não classificados através do Pan-Americano.

Handebol

Classificam-se para as Olimpíadas as equipes campeãs dos torneios masculino e feminino

Foto: Divulgação
No Pan de 2007, a seleção brasileira masculina ficou com o ouro e a vaga olímpica

Hipismo

Concurso Completo de Equitação (CCE) – As duas melhores equipes da América do Norte e as duas melhores da América Central/Sul estarão classificadas. Para os países que tiverem apenas um representante no Pan, o melhor colocado da América do Norte e o melhor colocado da América Central e Sul estarão classificados, além de um terceiro atleta adicional que também terá sua vaga garantida pelo ranking da FEI (Federação Equestre Internacional).
Adestramento – As duas melhores equipes da América do Norte e as duas melhores da América Central e Sul estarão classificadas para Londres. Para os países que tiverem apenas um representante no Pan, o melhor colocado na América do Norte e o melhor colocado na América Central e Sul, estarão classificados, e mais um terceiro atleta adicional classificado pelo ranking mundial da FEI.
Saltos – As três primeiras colocadas na competição por equipes em Guadalajara irão a Londres, desde que não tenham obtido a vaga no Mundial de 2010, como foi o caso da equipe do Brasil. Para os países que tiverem apenas um representante competindo individualmente, o melhor classificado na América do Norte, e os quatro melhores classificados na América Central e Sul, de acordo com o ranking da FEI, estarão classificados para Londres 2012.

Foto: Getty Images
Rodrigo Pessoa ajudou a equipe brasileira de saltos a conseguir a vaga no Mundial de Hipismo de 2010

 Judô

O Pan de Guadalajara contará pontos para o ranking mundial da IJF (Federação Internacional de Judô), que irá definir os classificados para as Olimpíadas de Londres. Será distribuída a seguinte pontuação: medalha de ouro (20 pontos); prata (14 pontos), bronze (10 pontos), 5º lugar (6 pontos) e 7º lugar (3 pontos)

Natação

Os atletas que alcançarem as marcas mínimas estipuladas pela Fina (Federação Internacional de Natação) estarão classificados para as Olimpíadas (fica a critério de cada comitê olímpico nacional levar ou não estes atletas)

Foto: AFP
Se faturar o ouro em Guadalajara, o conjunto do Brasil se classificará para os Jogos de Londres

Nado sincronizado

Estarão classificados para os Jogos Olímpicos os campeões nas provas por equipe e de dueto em Guadalajara.

Pentatlo moderno

Classificam-se para Londres os quatro melhores atletas (dois no masculino e dois no feminino) da Norceca (entidade que reúne os países da América do Norte, Central e Caribe) e os quatro melhores atletas (dois no masculino e dois no feminino) da América do Sul. O detalhe é que só garantirá classificação em Guadalajara um atleta por país, justamente o melhor colocado.

Foto: Divulgação
Yane Marques tem boas chances de garantir sua vaga olímpica no pentatlo moderno ainda no Pan

Polo Aquático

O Pan de Guadalajara classificará para as Olimpíadas de Londres as equipes que forem medalha de ouro nos torneios masculino e feminino

Saltos ornamentais

Os campeões individuais nas provas de trampolim e plataforma, 3m e 10m (masculino e feminino) garantirão presença nos Jogos de Londres.

Foto: Getty Images
Cesar Castro buscará o ouro no trampolim de 3m em Guadalajara e também a vaga olímpica

Tênis

Os campeões das chaves de simples em Guadalajara (masculina e feminina) terão prioridade para obter a vaga em Londres 2012, desde que na data final de fechamento das inscrições estejam entre os 80 melhores do mundo e também desde que seu país não tenha alcançado a quantidade máxima de quatro atletas já classificados de acordo com o ranking mundial.

Tênis de mesa

Os campeões dos torneios individuais (masculino e feminino) do Pan estarão classificados para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Tiro esportivo

Serão distribuídas 15 vagas para as Olimpíadas de 2012, da seguinte forma:
Masculino: Fuzil 50m 3 posições (1 vaga); Fuzil 50m standard (1); Carabina de ar 10m (1); Pistola 50m (1); Pistola de ar 10m (1); Pistola de fogo 25m (1); Fossa olímpica (2); Fossa dupla (1); Skeet (2)
Feminino: Carabina 50m 3 posições (1); Carabina de ar 10m (1); Pistola de ar 10m (1); Pistola de fogo 25m (1)

Triatlo

Os campeões das provas masculina e feminina em Guadalajara estarão classificados para Londres 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário