terça-feira, 27 de setembro de 2011

Recordista de ouros, Hoyama abre mão de pelada por topo do pódio no Pan



Hugo Hoyama - 700 x 475
"Goleiro" Hugo Hoyama deixa amigos na mão, evita futebol e treina duro para chegar forte no Pan de Guadalajara
Publicidade
Referência do tênis de mesa no Brasil e dono de nove medalhas de ouro em Pan-Americanos, Hugo Hoyama se prepara para representar o país pela sétima vez nos Jogos de Guadalajara em 2011. Com o objetivo de “voar” nas mesas mexicanas, Hoyama, que é apaixonado e costuma jogar futebol com amigos, deixa a bola de lado para evitar contusões.

- De vez em quando, bato um futebolzinho e sempre no gol. Mas só jogo quando tenho tempo e não tem nenhuma competição por perto. Por exemplo, agora faz três meses que não jogo futebol por causa do Pan-Americano porque, imagina, eu, que venho treinando para caramba, vou no futebol e machuco o dedo ou o pé! O trabalho fica todo comprometido.

Depois da bagagem acumulada nas cinco Olimpíadas e nos seis Jogos Pan-Americanos dos quais participou, Hoyama nunca se machucou antes de uma competição importante, justamente porque evita situações que possam colocar em risco a integridade física.

- Eu sempre me preservo antes das competições, mas não vou mentir. Dá muita vontade de colocar a camisa de goleiro do Palmeiras e ir jogar [futebol].

Longe da mesa, além das peladas de fim de semana, Hoyama aproveita o tempo livre para ficar com a família e a namorada, “que sente mais quando a gente viaja”.

- Vou para o cinema e não gosto muito de balada porque sei que atrapalha no rendimento no treinamento.

Na preparação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o mesa-tenista faz até duas horas de musculação e corrida todos os dias. Quanto ao treinamento técnico, Hoyama fica de três a cinco horas por dia na mesa para aperfeiçoar suas jogadas. Além disso, a equipe brasileira da modalidade vai buscar mais experiência com jogadores internacionais.



No último sábado (24), Hoyama desembarcou no Brasil depois de disputar um torneio aberto na Áustria, que serviu de preparação para o Pan. Antes disso, junto com a equipe brasileira, passou uma semana na França para jogar e treinar com atletas do país.

Apesar de já ter experiência internacional e ter enfrentado adversários de diversos países, o mesa-tenista de mesa admite que carrega mais responsabilidade que os atletas mais novos e afirma que a meta é voltar de Guadalajara com uma medalha no peito.

- Eu sempre vou para a competição pensando em fazer o melhor para o Brasil. Eu nunca vou querer ser selecionado, ser convocado para ir para lá [Guadalajara] só porque eu sou o Hugo Hoyama. Eu sei que eu tenho condições de ajudar o Brasil e vou para competição pensando na medalha de ouro.

Hoyama tem 43 anos e coleciona nove medalhas de ouro em Pan-Americanos - dois na categoria individual (1991 e 1995), três nas duplas (1991, 1995 e 2003) e quatro por equipe (1987, 1991, 1995 e 2007). No último Pan, disputado no Rio de Janeiro em 2007, oi mesa-tenista faturou o bronze no individual e o ouro por equipe.

A Rede Record transmitirá os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News.

O R7 terá transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos.

A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário