domingo, 2 de outubro de 2011

Após vaga em Londres, basquete feminino desafia jejum de 20 anos no Pan


Festa basquete 700 largLuis Acosta/AFP
Seleção comemora conquista da vaga, e espera fazer nova festa no fim de outubro, em Guaalajara

Após a conquista do título do Pré-Olímpico das Américas, e a consequente classificação para a Olimpíada de Londres-2012, a seleção brasileira feminina de basquete tem uma nova tarefa antes de encerrar o ano: acabar com o jejum de medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, que já chega a 20 anos.


A última medalha de ouro do Brasil foi a histórica conquista em 1991, em Havana, após vitória sobre a anfitriã Cuba na decisão. A partida entrou para a história, inclusive pela festa no pódio e pelas brincadeiras do então líder cubano, Fidel Castro, que se recusou, em tom de brincadeira, a entregar às medalhas a Magic Paula e Hortência, as estrelas do time brasileiro.

O Brasil já tinha duas medalhas de ouro na coleção, em Winnipeg-1967 e Cali-1971, mas, de lá para cá, o basquete feminino disputou três edições do Pan – não houve competição em 1995, em Mar Del Plata – e teve como melhor desempenho a prata de 2007, no Rio. A derrota na final para os Estados Unidos marcou a despedida das quadras da ala Janeth, hoje membro da comissão técnica da seleção.


Em Santo Domingo-2003, o Brasil ficou com a medalha de bronze, e em Winnipeg-1999, terminou em quarto lugar. Para acabar com o jejum, o time pode contar com o reforço da ala Iziane, que disputa a final da WNBA, a liga profissional norte-americana, pelo Atlanta Dream.

O time enfrenta o Minnesota Lynx, em melhor de cinco jogos, com a última partida, se necessária, marcada para o dia 12, dois dias antes da cerimônia de abertura em Guadalajara. A pivô Erika, estrela do Brasil no Pré-Olímpico, também joga no Atlanta e volta aos Estados Unidos para a decisão, mas promete buscar a medalha de ouro no México.

- Quero ajudar ao máximo, mas sem esquecer que preciso retornar à seleção para disputar o Pan. Espero poder fechar esse ano com o anel na WNBA e depois o ouro no Pan.
A Rede Record transmitirá os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 terá transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos.

A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário