sábado, 22 de outubro de 2011

Brasileiro lidera, mas despenca na maratona aquática; Canadá é ouro


Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007 na maratona aquática, Allan do Carmo chegou a liderar a prova no Pan de Guadalajara, mas não conseguiu repetir o pódio. Na disputa de 10 km realizada neste sábado nas águas quentes e polêmicas de Puerto Vallarta, o brasileiro caiu de rendimento e terminou na sétima colocação. A medalha dourada ficou para o canadense Richard Anton Weinberger.

Do Carmo esboçou um grande resultado ao completar a segunda das seis voltas programadas na ponta da competição. Porém, ele já terminaria o giro seguinte em quinto e a partir de então ficou distante da briga pelas medalhas.
Foi exatamente na terceira volta que Weinberger assumiu a liderança para não perder mais. O ganhador da prata foi o americano Arthur Dennis Frayler, que de forma emocionante cruzou a linha de chegada praticamente junto a Weinberger. O bronze foi para o argentino Guillermo Bertola.
A prova na cidade litorânea de Puerto Vallarta foi marcada por uma polêmica. A delegação dos Estados Unidos ameaçou não participar do evento devido à alta temperatura do mar, que na tarde de sexta-feira (horário local) estava em 31º C, próximo do limite de 32º C estabelecido pela Federação Internacional.
Na própria sexta, foi realizado um congresso para discutir o assunto, mas a reclamação dos dirigentes americanos não foi acatada. Para minimizar o problema, a largada da prova masculina foi antecipada das 11h30 (horário local, 14h30 de Brasília) para as 9h (13h de Brasília). Os termômetros marcavam temperatura de 29,5º C no mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário