domingo, 9 de outubro de 2011

Ciclone tropical provocará tempestades em Guadalajara




Guadalajara, cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos de 2011, está no caminho do furacão Jova, que se encontra atualmente no Oceano Pacífico. A informação foi divulgada na tarde deste domingo pelo Serviço Nacional de Meteorologia (SNM) do México, que classificou a capital do estado de Jalisco como "zona de alerta".
Segundo o boletim do SNM, o furacão "segue se intensificando e se encontra muito próximo de alcançar a categoria 2 da escala Saffir-Simpson". Os ventos de deslocam pela Costa Oeste do México, levando nuvens aos estados de Michoacán, Colima, Nayarit e Jalisco, onde devem acontecer "precipitações importantes".
Segundo Cirillo Bravo, da assessoria de imprensa do SNM, a tormenta irá atingir o litoral na terça-feira. Com ventos de média de 150 km/h, o furacão Jova atualmente se classifica como um ciclone tropical. Porém, de acordo com Bravo, a tendência é que o fenômeno perca força ao chegar à costa, e não ameace os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
"Este sistema, espera-se que chegue à costa na terça-feira, e até onde sei, os Jogos começam um pouco depois do impacto maior", completou. A cerimônia de abertura do Pan está marcada para sexta-feira, dia 14 de outubro, no Estádio Omnilife.
Cirillo Bravo, porém, mantém a tranquilidade quanto à cidade do Pan, que deverá ser atingida apenas por chuvas. "Digamos que este é um sistema que esteja originando chuvas intensas. Bem, obviamente as autoridades de proteção civil tomam providências com sistemas deste tipo para proteger a população. Eles estão encarregados das medidas de segurança".
A organização do Pan igualmente se mostra tranquila com as condições meteorológicas. Diretor de imprensa e comunicação do Comitê Organizador do Pan de Guadalajara (Copag), Juan José Martínez afirma que não há um alerta programado de ciclone para as sedes, e as chuvas em questão não deverão causas problemas ¿ nem mesmo para o Estádio de Atletismo, cujas obras estão bastante atrasadas.
"Não estou preocupado com a possibilidade. Costumeiramente, vem apenas como uma tempestade, que não deve causar danos", completou. Segundo ele, como o litoral do Pacífico no México é permeado por zonas montanhosas, as tormentas mais fortes têm dificuldades de penetrar os continentes.
Historicamente, o mês de outubro é de poucas chuvas em Guadalajara ¿ em média, apenas cinco dias por mês contam com precipitações. O pico das chuvas é em julho, com média de 21 dias.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário