sábado, 8 de outubro de 2011

Circo do Chaves atrai gerações de fãs em Guadalajara



Durante os Jogos Pan-Americanos de 2011, a cidade de Guadalajara guarda alguns atrativos para seus visitantes. Um deles deve agradar em cheio os brasileiros: é o Circo do Chaves, onde pais e filhos se reúnem para assistir às apresentações do mais famoso personagem de Roberto Gomes Bolaños.
Oficialmente chamada Circo Daniel Atayde, a atração - apesar de acanhada - reúne diferentes gerações de fãs. Pais e filhos dividem a plateia em torno do picadeiro, pelo qual passam malabaristas, mágicos, equilibristas, animais e acrobatas. O ponto alto, porém, é a apresentação de Chaves e sua turma, que acontece pouco antes do intervalo da sessão de cerca de duas horas e que reúne parte das personagens - algumas ficam de fora por conta de restrições contratuais.
Segundo Arturo Ramos García, diretor do Circo Daniel Atayde, a apresentação acontece há cerca de sete meses, e foi motivada pelo sucesso que Chaves, Seu Madruga e companhia fazem até hoje no México. "Adultos e crianças gostam", contou Arturo, 60 anos de vida e de circo. "Eu, como adulto, não gosto tanto dos desenhos. Prefiro a série original. Mas todos fazem sucesso", completou.
O desenho animado (justamente a série retratada por atores fantasiados no circo) e o seriado original são exibidos ainda hoje pela Televisa, emissora de grande popularidade no México. A rede de TV dá o aval positivo ao show em Guadalajara, mediante autorização conseguida pelo circo com um representante na cidade de Aguascalientes.
"Somos os únicos a fazer isso", assegurou Arturo, que lamenta não ter recebido qualquer visita dos atores originais do seriado. "Alguns já morreram, e mesmo Roberto (Bolaños) não estava tão bem ultimamente", completou.
De qualquer forma, o circo fundado em 1974 conta com alguma popularidade em seu espetáculos. Ao longo de todas as primeiras apresentações de cada sessão, caixas de som anunciam a venda de brinquedos luminosos, cuja compra permite às crianças assistirem a Chaves de dentro do picadeiro. Diante de cores, luzes e do desenho animado, as crianças pedem - os pais compram e o circo ganha alguns pesos para fortalecer as finanças.
Luiz Manuel Ornella, 32 anos, foi um dos pais que levaram seus filhos ao show - mas sem comprar os brinquedos. Acompanhado da mulher, Laura Patrícia, e dos filhos Luis Máximo, 11, e Emiliano, 4, Ornella disse ser fã de Chaves. "Eram os comediantes da infância, era a televisão", contou ele, dizendo que sua mulher também é admiradora das piadas. "Também a encanta", completou.
Diante da renovação de Chaves, cujo seriado passou a ser um moderno desenho, Luis Máximo e Emiliano seguem a tradição - segundo um positivo balançar de cabeça do primeiro confirmou à reportagem do Terra. E a família Ornella, que há quatro anos não ia a um circo, ajuda a manter viva a tradição, graças ao "empurrãozinho" de Roberto Gomes Bolaños.
No palco, Chaves, Quico, Nhonho, Seu Madruga e Popis não decepcionam. Por cerca de 15 minutos, repetem piadas clássicas do seriado e dublam músicas que fizeram sucesso em toda a América Latina, como Que Bonita Vecindad - que, no Brasil, virou Que Bonita a Sua Roupa. Em torno do picadeiro, cerca de cem pessoas se emocionam com piadas clássicas.
Na segunda metade do espetáculo, quem rouba a cena é Carmelo, protagonista de um daqueles quadros no qual alguém da plateia, de forma combinada, toma conta do picadeiro. Fingindo-se de bêbado e vestindo farrapos, o artista canta, faz malabarismos, conta piadas e arranca aplausos e gargalhadas da plateia. No fim, acaba sendo o mais aclamado na despedida dos artistas ao fim do espetáculo de duas horas na cidade do Pan 2011.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário