segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Com 650 câmeras, centro de operações de segurança do Pan é apresentado


Secretário Genaro García Luna (à dir.) apresentou o Centro de Operações de Segurança do Pan. Foto: Terra
Secretário Genaro García Luna (à dir.) apresentou o Centro de Operações de Segurança do Pan
Foto: Terra

O secretário da Segurança Pública do México, Genaro García Luna, apresentou nesta segunda-feira, no IBC ("casa" das emissoras com direito de transmissão), o Centro de Operações de Segurança dos Jogos Pan-Americanos. No total, a competição terá o envolvimento de 11 mil profissionais, incluindo policiais federais, estaduais e municipais, bombeiros, profissionais da área de saúde, investigação, inteligência e de Justiça.
"Me foi dada a tarefa de articular todas as forças policias do México e aproveitar toda a nossa eficiência em operações e análise de segurança pública", afirmou o secretário.
Genaro García Luna apresentou também a Plataforma México, que é um sistema integrado que conta com informações da meteorologia, alertas para terremotos, tsunamis e monitoração de aeronaves. O monitoramento de segurança contará com 650 câmeras espalhadas por todas os locais que receberão os eventos esportivos nas cidades-sedes.
Outra ferramenta que ajudará a polícia mexicana é o centro de registro de fichas criminais, que conta com informações de mais de 427 mil pessoas de diversos países. Com este aplicativo, os responsáveis pelo monitoramento conseguem se comunicar com os postos policiais das cidades-sedes para checar dados e ajudar na detenção de criminosos.
"Estamos fazendo há dois meses levantamento sobre informações policiais de todo o país. Como será um serviço compartilhado entre as polícias, creio que não haverá problemas", acrescentou.
Genaro afirmou que a realização do Mundial Sub-17 de futebol, entre os meses de junho e julho deste ano, serviu como experiência para os acertos de segurança durante o Pan-Americano. "Estamos baseando nosso trabalho em relação a experiência que tivemos no Mundial Sub-17 de futebol, quando pudemos trocar muitos modelos e experiências com outros países", disse.
"Trocamos permanentemente dados com todos os países que disputam os Jogos Pan-Americanos. Toda grande competição internacional requer atenção máxima no quesito de segurança pública, mas estamos prontos para qualquer tipo de ocorrência", concluiu.
Pan 2011 no Terra
Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário