sábado, 8 de outubro de 2011

Demonstração de força contrasta com falhas de segurança na Vila


Policias são vistos com frequência nas ruas de Guadalajara. Foto: Reinaldo Marques/Terra Policias são vistos com frequência nas ruas de Guadalajara


Ao longo do mês de outubro, a cidade de Guadalajara exibe orgulhosamente seu forte aparato de policiamento. Segundo estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança Pública, as forças que garantem a tranquilidade de atletas, moradores e turistas superam a marca de 10 mil homens durante os Jogos Pan-Americanos de 2011. Mas mesmo assim, com ruas repletas de soldados, a organização ainda apresenta brechas no assunto, e em um lugar fundamental: a Vila Pan-Americana.
O local é um dos mais protegidos por forças de segurança: em um raio de um quilômetro, pelo menos três barreiras, com policiais fortemente armados, com fuzis empunho, restringem o acesso de motoristas. O mesmo acontece no caminho de acesso ao Estádio Omnilife, que será palco da abertura dos Jogos, no próximo dia 14.
Mas, nos diferentes portões da Vila, os pontos fracos podem ser vistos com mais clareza. Praticamente qualquer um, com certa insistência ou falando as palavras certas se abordados, consegue entrar. Inclusive é possível entrar dirigindo uma van na área residencial onde ficam os atletas e as delegações oficiais, sem passar por nenhuma inspeção detalhada.
Jornalistas credenciados, por exemplo, puderam passar pela segurança após uma rápida inspeção com máquina de raio-x e checagem dos documentos. A situação surpreendeu Carlos Mateos, chefe da assessoria de imprensa da Vila do Pan, que não poderia permitir o acesso de repórteres sem um passe diário de cada um deles.
"Muitos não sabem, mas vai haver um passe diário, que eu pessoalmente vou dar. Por isso, alguns agentes da segurança não sabem", contou Mateos, admitindo alguns improvisos para resolver a questão a poucos dias da cerimônia de abertura dos Jogos de Guadalajara. "Não vai demorar muito", assegurou.
Mesmo com as incertezas na segurança da Vila Pan-Americana, o Comitê Organizador do Pan de Guadalajara (Copag) faz um balanço positivo das operações até agora. "O que sabemos é que existem 5 mil homens da Polícia Federal, de alto nível. São bem capacitados e equipados. Eles estão aqui há 20 dias, e tomam conta de todas as instalações. Somando tudo, temos cerca de 10 mil homens na cidade", declarou Federico Torres López, chefe da assessoria de imprensa do Copag, ao Terra.
Não foi, entretanto, a primeira vez que as cercanias da Vila Pan-Americana cometeram uma gafe nas questões de seguranças às vésperas do Pan. Na última segunda-feira, o Estádio Omnilife seria palco de uma simulação de ameaça de bomba, com a presença de diversas autoridades e de centenas de policiais. A simulação, porém, foi cancelada sem uma explicação oficial, e a Secretaria de Segurança Pública apenas realizou um sobrevoo do estádio e da Vila Pan-Americana.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário