sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mexicanos valorizam tradição mariachi em abertura do Pan



Hino Nacional mexicano emociona na abertura do Pan
Grande parte cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2011, na noite desta sexta-feira, ficou marcada pela apresentação das tradições culturais do México. Depois de uma contagem regressiva de 30s, o conhecido cantor Vicente Fernández, um dos principais artistas da história do país, subiu ao palco e apresentou a típica música rancheira, tradicional especialmente na região de Jalisco, ao lado de mariachis e dançarinas típicas do país.
As luzes do estádio se apagaram e promoveram uma enorme gritaria no Estádio Omnilife. O público acompanhou segundo a segundo a contagem regressiva promovida pela organização. A energia aumentou ainda mais quando o renomado cantor Vicente Fernández, nascido na região de Jalisco e dono de mais de 50 milhões de cópias de discos, interpretou o hino nacional mexicano, acompanhado devidamente em coro pelo público.
Com o hino cantado, a bandeira hasteada e o grito de "viva, México", Fernández comandou o início da festa ao interpretar Mexico Lindo e Guadalajara, acompanhado por martiachis. Com sombreiro e um fino bigode, o artista promoveu uma grande festa para o público, que vibrou a cada nova atração, como a entrada de cavalos e os giros das dançarinas, vestidas de verde e vermelho, duas das cores da bandeira mexicana.
Com a voz poderosa e carisma, Vicente Fernández deixou o palco do Estádio Omnilife ovacionado pelo público em Guadalajara depois de interpretar a Marcha de Zacatecas. O cantor abriu espaço para uma apresentação solo em trompete da música El Niño Perdido, que antecedeu à entrada de todas as delegações para a edição mexicana dos Jogos Pan-Americanos.
Mesmo quebrando o protocolo da programação oficial, a Argentina foi a primeira delegação a entrar no estádio, seguida pelas minúsculas formações de Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas e Bolívia. O público demonstrou simpatia, mas guardou a maior festa para o grupo seguinte: o Brasil.
Com mais de 500 atletas presentes em Guadalajara, a delegação brasileira, com 270 esportistas presentes no evento desta sexta-feira, recebeu uma grande homenagem do público mexicano. Devidamente trajados com as cores da bandeira nacional, os competidores carregaram uma bandeira do País e outra do México, atitude que conquistou a simpatia do público.
Depois do Brasil, o Canadá, principal adversária do País na disputa pela terceira força do quadro de medalhas (atrás de Cuba e Estados Unidos), desfilou para o público em Guadalajara. Puxada por Christine Sinclair, estrela do futebol feminino, a nação da América do Norte foi bem recebida pelas pessoas presentes no Estádio Omnilife.
A boa recepção aos canadenses se repetiu com outra grande delegação do evento: Cuba. Adversários diretos dos Estados Unidos pela liderança do quadro de medalhas, os cubanos foram ovacionados e comemorados pelo público nas arquibancadas.
A simpatia do público mexicano também acabou demonstrada no momento em que os Estados Unidos entraram no estádio. Vaiados em outras oportunidades, os americanos acabaram bem recebidos pela torcida mexicana, que recebeu os principais favoritos ao título de campeão do quadro de medalhas com palmas e gritos positivos.
Entretanto, nenhuma festa se comparou ao momento em que o México passou pelo túnel de entrada no gramado do Estádio Omnilife. Vestidos como mariachis, com camisa e sombreiro brancos, e lenço nas cores da bandeira (verde, vermelho e branco), os atletas da casa acabaram aplaudidos de pé pelas autoridades, como o presidente da Organização Esportiva Pan-Americana (Odepa), Mário Vazquez Raña. O público, por sua vez, acompanhou o desfile saudando os competidores com os gritos de "México, México, México."
Depois de quase uma hora de desfile das 42 delegações, palco localizado no centro do gramado do estádio pertencente ao Chivas Gudalajara acabou ocupado pelo rock do Maná. A banda mexicana, que se apresentou no Rock in Rio deste ano, recebeu o carinho do público especialmente durante a segunda música que cantou, Labios Compartidos. O sucesso promoveu um grande coro por parte das pessoas na cerimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário