domingo, 9 de outubro de 2011

No auge da forma, marchadora conta com marido para brilhar no Pan


Marchadora conta com marido para fazer bonito no Pan
No Parque Tangamanga, na cidade mexicana de San Luis Potosí, Cisiane Dutra e Érica Sena fazem aquecimento para mais uma sessão de treinos contínuos. Pela frente, quatro voltas de 4,5 km sob o olhar atento do técnico Vanthauze Marques. Além da origem - todos são pernambucanos - Cisiane e Marques têm mais uma coisa em comum: eles são casados.
"Estar aqui com a mulher ajuda muito, o dia a dia é muito mais satisfatório e a saudade de casa diminui", disse o técnico. Sua missão é aproveitar a boa fase física das duas marchadoras e levá-las a terminar os 20 km abaixo de 1h36 nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que começam em 14 de outubro. No Troféu Brasil de Atletismo, Érica levou o ouro com 1h35min29s6.
Na terceira semana de treinamentos, Vanthauze diminuiu a carga de exercícios, após os primeiros dias de adaptação à altitude. Na chegada, os atletas sentiram a diferença. "Na primeira semana, eles alegaram desconforto, náuseas e dores de cabeça. Depois do quarto dia, já se sentiram melhor", contou. Enquanto suas duas atletas e Joílson Bernardo, que disputará os 1.500 m, dão voltas em torno do parque, o treinador conversa animadamente com os companheiros equatorianos e mexicanos. "Os mexicanos são os mais fortes na marcha dentro da América", afirmou.
A confiança do treinador no desempenho de Cisiane e Érica se traduz nas conversas entre eles. "Eu brinco que elas estão no auge da forma. Temos um adversário forte que é a altitude. Vamos competir a 1.500 m. Queremos um bom resultado", disse. A adaptação de forma antecipada foi a escolha de alguns atletas. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ofereceram a opção de estadia mais extensa no Centro Esportivo La Loma, como explica o treinador. "Provas de resistência exigem um período maior. Quem disputa saltos, por exemplo, pode chegar em cima da hora".
Vanthauze divide as sessões de treinamentos em momentos contínuos e com intervalos para não deixar a preparação cair na rotina. "Imagine você correr 20 km numa pista de atletismo, que tem 400 m. São 50 voltas, muito maçante", exemplificou. Além de trabalhar com as marchadoras, Marques também auxilia a preparação de Joílson Bernardo. Sua função é ajudá-lo a cumprir o programa feito pelo treinador Ricardo D'Angelo, que só chega a Potosí na semana que vem. São "tiros" repetidos de 400 m e de 1000 m. "Ele me conta que tem se sentido muito bem e está confiante", afirmou Vanthauze.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário