sábado, 15 de outubro de 2011

Novata de 16 anos dá primeira vitória para o Brasil no Pan do México

Ela é uma das jogadoras mais novas da delegação brasileira no Pan de Guadalajara e, para piorar, fazia sua estreia na disputa contra as donas de casa. Isto tudo, no entanto, não foi impedimento para que Caroline Kumahara, de 16 anos, tivesse uma bela atuação e ajudasse o Brasil a garantir sua primeira vitória na disputa por equipes do tênis de mesa feminino.

O Brasil venceu a série melhor de cinco contra o México por 3 a 1, com duas vitórias de Caroline: 3 a 2 (11-7, 3-11, 4-11, 11-7 e 11-4) sobre Yadira Silva, a jogadora mais forte do México, e 3 a 1 (11-6, 9-11, 11-5 e 11-1) sobre Monica Serrano e Mercedes Madrid, quando fez dupla com outra novata, Jéssica Yamada.

Dona de um bronze por equipes em Winnipeg 1999, Lígia Silva também cumpriu sua parte e bateu Mercedes Madrid por 3 a 0 (11-7, 11-7 e 11-3). Yadira descontou para o México, ao vencer Jéssica por 3 a 2 (11-9, 5-11, 9-11, 11-6 e 11-9) logo na primeira partida da disputa.

O ginásio não estava lotado, mas havia mexicanos em número suficiente para fazer barulho e tentar desequilibrar as brasileiras.

Quando Kumahara sacava, por exemplo, eles gritavam, mas a jovem garante que não se incomodou. Pelo contrário.

- Eu estava bem ansiosa para saber como seria o campeonato, mas me sentia pronta e confiante para jogar aqui. Deu tudo certo e fiquei muito feliz de ter ganhado da Yadira. O objetivo da torcida é incomodar, deixar a gente nervoso e bravo para sair do jogo. Mas eu até gosto de jogar com essa pressão, com torcida contra. Quando está muito quieto, não tem graça.


Técnico da equipe, Lincon Yassuda elogiou a jovem promessa, a despeito de alguns momentos de desconcentração que ela apresentou.

- Era o momento de ela ter calma, não se incomodar com os erros e manter o foco. No primeiro Pan e ainda jogando contra a torcida, é normal o jogador se incomodar, então minha preocupação foi deixá-la confiante. Mas ela suportou bem a pressão e conseguiu reverter um placar adverso. Foi muito boa a estreia dela.

Agora, o Brasil encara Cuba ainda neste sábado (15), fechando sua participação na primeira fase. Os dois melhores do grupo passam para as quartas de final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário