terça-feira, 11 de outubro de 2011

Softbol de Cuba disputa Pan em busca da vaga no Mundial


nsciente de que ainda está atrás dos Estados Unidos, Canadá e Venezuela, a seleção cubana de softbol vai em busca do quarto lugar nosJogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, o que lhe garante no próximo Mundial da modalidade, em julho de 2012, no Canadá.
A competição de softbol no Pan promete boas disputas. O esporte foi excluído do programa das duas próximas Olimpíadas (Londres-2012 e Rio-2016) e viu o Pan se tornar o segundo mais importante torneio entre seleções, atrás apenas do Mundial. Além disso, os Jogos do México vão dar quatro vagas no próximo Mundial.
As três maiores forças do softbol no continente são Estados Unidos, Canadá e Venezuela. Cuba vem na sequência, mas com Colômbia e Argentina na cola. Os EUA são favoritos absolutos. Em Pan, são sete medalhas de ouro em oito edições, para não falar dos nove títulos Mundiais e três olímpicos. O Canadá é a segunda força no continente, mas as venezuelanas podem incomodar. No Pan do Rio, não houve disputa da semifinal entre as equipes devido às chuvas que estragaram o gramado do estádio, e elas dividiram o segundo lugar.
Justamente porque Canadá e Venezuela foram prata, Cuba conquistou o bronze. A Colômbia foi quinta colocada, seguida pela Argentina, Brasil e Porto Rico, que já viveu dias melhores.
Cuba disputou o último Mundial, em 2010, na Venezuela, quando terminou na nona colocação. Os Estados Unidos foram os campeões, o Canadá foi bronze, e a Venezuela terminou em quinto lugar. Também estiveram no Mundial a República Dominicana, 13ª colocada, e a Argentina, 14ª. O time cubano que disputará o Pan é praticamente o mesmo que esteve no Mundial.
Garantir vaga no Mundial é o maior objetivo das cubanas no Pan. Presente nas edições de 1990 e 1994, a seleção só voltou a disputar a competição em 2010. E quer voltar aos dias de glórias. Cuba foi sétima colocada nas Olimpíadas de Sydney-2000, mas não participou dos Jogos seguintes, em Atenas-2004, e Pequim-2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário