terça-feira, 11 de outubro de 2011

Organização


Escolha da cidade-sede

A map of Mexico with Guadalajara marked in the mid-west of the country.
Guadalajara
Localização de Guadalajara no México.
Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) selecionou Guadalajara para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2011 por unanimidade no dia 2 de junho de 2006, durante a 44a Assembleia Geral da organização, realizada em Buenos AiresArgentina.[4] Guadalajara foi a única cidade a se candidatar oficialmente para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2007. Isto pode ter ocorrido, em parte, devido à falta de anúncio do período de candidatura para o evento.[4] Guadalajara inicialmente se candidatou para os Jogos Pan-Americanos de 2003, que foram realizados em Santo DomingoRepública Dominicana.[4] San Antonio, no estado norte-americano doTexas, que se candidatou para os Jogos de 2007 não quis se candidatar para os Jogos de 2011.[5]


Infra-estrutura e orçamento

Inspirando-se nos Jogos Pan-Americanos de 2003 de Santo Domingo, a cidade de Guadalajara está usando os Jogos como uma forma eficaz de construir infra-estruturas desportivas, segundo Ivar Sisniega, diretor de relações internacionais e de esportes do COPAG.[6] Os Jogos impulsionaram a construção de novos hotéis, a renovação da área central da cidade e a construção de um segundo terminal no aeroporto da cidade. Horácio de la Vega, diretor de marketing do COPAG, também cita os Jogos Olímpicos de Verão de 1992 como inspiração. Segundo ele, "Barcelona não era Barcelona antes dos Jogos Olímpicos. Num sentido mais modesto, estamos fazendo o mesmo em Guadalajara". O orçamento do evento esteve estimado em cerca de US$ 200 milhões para a infra-estrutura esportiva. O orçamento total esteve estimado em aproximadamente US$ 250 milhões. Parte do financiamento beneficiou a população em geral, através da melhoria de ruas e do transporte público.[7] No entanto, conforme os Jogos se aproximavam, foi revelado que os custos de construção dos centros desportivos e dos alojamentos dos atletas mais do que triplicaram, atingindo a ordem de US$ 750 milhões.[8]
Os Jogos de 2011 arrecadaram mais de US$ 50 milhões através da venda dos direitos de transmissão do evento em televisão, quantia maior daquela arrecadada pelos Jogos anteriores no Rio de Janeiro. O COPAG espera arrecadar cerca de US$ 70 milhões ao final dos Jogos. A comissão organizadora também espera vender cerca de um milhão de ingressos, que foram disponibilizados ao público no dia 13 de maio de 2011.[2]


Marketing e patrocínio

Apresentação de Guadalajara durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007.
O marketing dos Jogos de 2011 começaram ainda em 2007, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro. À ocasião, foi realizada uma apresentação da nova cidade-sede dos Jogos. Em seguida, os governos de Jalisco e de Guadalajara deram início a uma campanha de larga escala, através da instalação de outdoors fazendo referências aos Jogos. As duas maiores redes de televisão do México, Televisa e TV Azteca, assinaram contrato para transmitir os Jogos e começaram a fazer referências aos mesmos em sua programação diária.[2] Como forma de ajudar a promover o evento, atletas mexicanos famosos, tais como o mergulhador Fernando Platas e a golfista Lorena Ochoa foram nomeados embaixadores dos Jogos.[9] Além disso, após assinar um contrato com a Sky México, a COPAG anunciou um acordo de marketing entre as duas partes. A operadora de televisão por assinatura começou a divulgar os Jogos em todos os países em que opera, criando também um canal especialmente para divulgar o evento.[10] Durante os Jogos, as aulas estarão suspensas para os alunos de Guadalajara, o que lhes dará a oportunidade de assistir os eventos desportivos.[11]
Há quatro empresas patrocinando oficialmente os Jogos Pan-Americanos de 2011: ScotiabankTelcelNissan e Telmex. Alguns dos centros esportivos receberam o nome dos patrocinadores, como o Centro Aquático Scotiabank, o Estádio de Ginástica Nissan, o Complexo de Tênis Telcel e o Estádio de Atletismo Telmex. Children International, uma organização humanitária dedicada à assistência de mais de 14.000 crianças pobres no México e mais de 212.000 em toda a América Latina é também um benfeitor oficial dos Jogos Pan-Americanos. Além disso, há outros patrocinadores dos Jogos, intitulados de "segundo nível" e de "terceiro nível" pelo COPAG,[2] tais quais a Technogym e outras empresas, responsáveis por alimentação, equipamentos desportivos, segurança e logística do evento.


Mascotes

Os mascotes para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2011 são Huichi (um cervo), Gavo (um agave) e Leo (um leão). O Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG) revelou os mascotes no anfiteatro da Plaza Andares, em Guadalajara no dia 28 de novembro de 2009, sendo que os nomes deles foram revelados em 10 de fevereiro de 2010.[12] Os criadores dos mascotes receberam US$ 2.584 cada. José Luis Andrade criou o leão, Ángel Barba Barrera criou o cervo e Fernando Sánchez criou o agave.[13]
Os mascotes representam o estado de Jalisco e a cidade de Guadalajara>
  • Gavo — O agave azul, representa a produção de tequila no estado de Jalisco.
  • Huichi — O cervo lilás, representa o sul de Jalisco e faz alusão aos Huichóis e à feminilidade.
  • Leo — O leão amarelo, representa a força do povo de Guadalajara e faz alusão ao brasão da cidade.


Locais das competições

A cerimônia de abertura dos Jogos será realizada no Estádio Omnilife.
A maioria dos locais construídos para os Jogos são modestos e possuem assentos temporários; a intenção é que eles sejam utilizados no futuro como locais de treinamento para atletas de elite ou como locais de ensino para a comunidade. O centro aquático terá 4 000 assentos e possui duas piscinas olímpicas e outra parasaltos ornamentais. O centro de atletismo terá 15 000 assentos durante os Jogos e depois voltará a ser uma arena de 5 000 lugares. Os Jogos de 2011 serão realizados em todo o estado de Jalisco, em locais tão distantes quanto Puerto Vallarta, cidade a cerca de 200 quilômetros de Guadalajara, que irá sediar as competições de vela,maratona aquáticatriatlo e voleibol de praia.[14] Outras cidades que irão co-sediar o evento são Tapalpa (mountain bike), Ciudad Guzmán (remo e canoagem) e Lagos de Moreno (beisebol).[15]
As cerimônias de abertura e de encerramento serão realizadas no Estádio Omnilife, de 49 500 assentos, que foi construído em 2010 para o Club Deportivo Guadalajara.[16] A maioria dos outros locais que sediarão os Jogos tiveram que ser construídos ou ampliados temporariamente. Entre os locais já existentes em Guadalajara estão o Fórum de Halterofilismo e o Domo do CODE.[14] No total, cerca de 35 centros desportivos serão utilizados nos Jogos; a maioria deles foi construída especificamente para o evento.[14]
Dez novos complexos foram planejados, incluindo uma arena de voleibol, um velódromo coberto, um campo de tiro e uma arena de basquetebol. O ginásio de ginástica, que custou US$ 5,5 milhões, foi inaugurado em março de 2008. Originalmente, o Estádio Jalisco, com capacidade para 56 713 espectadores, seria o local das cerimônias de abertura e encerramento, mas o comitê organizador decidiu transferi-las para o mais novo e mais tecnologicamente avançado Estádio Omnilife. [14] Ao transferir as cerimônias para o Omnilife, os organizadores também deixaram de lado a oportunidade de realizar um desfile pelas ruas de Guadalajara e de usar projetores e fogos de artifício.[17]
Revezamento da tocha

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Percurso da tocha pan-americana.
A Tocha Pan-Americana foi acesa em Teotihuacan no dia 26 de agosto de 2011. Ela viajará das pirâmides desse sítio arqueológico (Sierra de la Estrella e Pirâmide do Sol) — local escolhido pela ODEPA para acender a chama[18] desde 1991 — até o Estádio Omnilife. A chama deve chegar ao estádio a tempo para a cerimônia de abertura dos Jogos, em 14 de outubro.[15] O design da tocha retrata folhas de agave protegendo a chama Pan-Americana. Esta planta é um tema recorrente dos Jogos, podendo ser visto no logotipo e em um dos mascotes. A tocha foi projetada pela empresa chinesa Vatti, que também projetou a tocha para os Jogos Olímpicos de 2008. O revezamento da tocha inteiro está sendo organizado pelo Comitê Olímpico do México.[18]
A tocha fará uma viagem de 50 dias por todos os 32 estados mexicanos. Cerca de 3 500 pessoas irão ter a oportunidade de carregar a tocha durante sua jornada de 15 000 quilômetros pelo México. Indivíduos maiores de dezesseis anos de idade, assim como, pela primeira vez, pessoas com necessidades especiais serão autorizadas a carregar a tocha.[15] A tocha está programada para chegar nas cidades co-anfitriãs de Puerto Vallarta em 9 de outubro, de Ciudad Guzmán em 11 de outubro, de Tapalpaem 12 de outubro e de Lagos de Moreno em 13 de outubro. Em 14 de outubro chegará em Guadalajara, onde será tradicionalmente carregada até a cerimônia de abertura no Estádio Omnilife. O revezamento da tocha está sendo patrocinado por uma empresa de nutrição local chamada Grupo Omnilife.[15]

Os Jogos

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