sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Triatlo brasileiro deixa altitude para competir antes do Pan


No próximo domingo - 15 dias antes da disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara -, a equipe brasileira de triatlo deixa a cidade mexicana de San Luis Potosí, onde passa um período de adaptação à altitude, para participar de uma etapa da Copa do Mundo de Triatlo na também mexicana Huatulco, ao nível do mar. A competição é vista como a chance de se fazer os últimos ajustes antes da estreia na competição das Américas.
Para o treinador português Sérgio Santos, que comanda a aquipe, o fato de o time estar treinando na altitude e competir ao nível do mar é importante. Nos Jogos Pan-Americanos, a prova de triatlo também será em uma cidade ao nível do mar: Puerto Vallarta. No triatlo, os atletas nadam 1,5 km em mar aberto, pedalam 40 km e correm outros dez.
"Quero ver como reagiram a estes 15 dias de treino e como reagem a uma situação competitiva. É um teste importante. Para alguns, é o primeiro treino na altitude. Já competimos em Porto Vallarta no ano passado e sabemos quais serão as dificuldades", diz.
Nesta semana, a equipe fez dois treinos fortes, de transição entre natação e ciclismo e do ciclismo para a corrida. De acordo com Santos, um dos objetivos traçados para a equipe é melhorar a parte inicial do ciclismo. Na opinião dele, é nesse momento que se decide muita coisa na prova.
"Um triatleta que consiga sair bem colocado da água, mas faça uma transição ruim, pode perder logo o grupo da frente. Pelo contrário, uma triatleta que nade um pouco pior, mas tenha uma transição muito boa, um início de ciclismo muito forte, pode pegar logo o primeiro grupo. Mas isso requer muita adaptação. Os primeiros quatro ou cinco minutos da bicicleta são decisivos. E é uma situação que nós vamos trabalhar muito nos próximos dias porque temos constatado que é um dos momentos decisivos da competição", diz.
Segundo ele, a equipe tem reagido bem aos treinamentos. "A resposta está boa. Para alguns é um trabalho novo. Com a experiência que eles têm, sabem que é fundamental e muito importante para eles esse esforço no treinamento. As transições são variadas: entre 100 m e 400 m. Tentamos reproduzir uma situação mais ou menos real. O que tentamos sempre fazer são 2 min em ritmo de competiçao, uma corrida de cerca de 50 m, e na bicicleta reproduzimos os três ou quatro primeiros minutos, pedalando forte", afirma.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário