sábado, 15 de outubro de 2011

Brasil estreia com força total no vôlei, contra as dominicanas


Fernanda Garay, Dani Lins e Mari, vôleiWagner Carmo/Inovafoto/COB
Fernanda Garay, Dani Lins e Mari, descontraídas antes da estreia do vôlei no Pan de Guadalajara, neste sábado, contra a Dominicana

As 12 jogadoras da seleção brasileira de vôlei não têm um título de Jogos Pan-Americanos, o objetivo em Guadalajara para o técnico José Roberto Guimarães. A estreia da equipe é neste sábado (15), contra a República Dominicana, às 22h de Brasília, no Ávila Camacho Pan-American Volleyball Complex.

As brasileiras, campeãs olímpicas em Pequim 2008, chegam com força total. As norte-americanas, campeãs mundiais no Japão 2010, estarão com uma segunda equipe, segundo o técnico brasileiro, porque sua comissão técnica preferiu ficar no país, já treinando para a Copa do Mundo do Japão, de 4 a 18 de novembro. Cuba, que levou o ouro no Pan do Rio de Janeiro 2007, segue em transição – ainda não tem o tradicional nível técnico.

Além das dominicanas – que foram campeãs em seu Pan de São Domingos 2003 -, as brasileiras ainda irão enfrentar Canadá e Cuba, respectivamente, pelo Grupo A. No Grupo B jogam Estados Unidos, Porto Rico, México e Peru.

Os primeiros colocados de cada grupo passam às semifinais.

Para Zé Roberto, o Brasil está no grupo mais equilibrado.

- O Pan terá um nível bom. Usaremos a competição como preparação para a Copa do Mundo do Japão que é o nosso principal objetivo no ano [com três vagas para a Olimpíada de Londres 2012]. Precisamos melhorar a velocidade, os contra-ataques e a relação de bloqueio e defesa.

Zé Roberto diz que a República Dominicana tem um time “perigoso”, que evoluiu muito nos últimos anos.

- A Cabral, a Rivera e a Bethania de La Cruz são boas jogadoras. A Vargas, que jogou no Brasil, também é muito experiente. Apesar delas não terem feito um bom Grand Prix, garantiram vaga para a Copa do Mundo [pelo Campeonato da Norceca – Norte-Centro-Americano -, enquanto o Brasil se classificava como campeão do Sul-Americano].

Pelo quarto título do Brasil

Na categoria feminina, o vôlei brasileiro foi campeão nos Pans de Chicago 1959, São Paulo 1963 e Winnipeg 1999).

As 12 jogadoras convocadas nunca foram campeãs pan-americanas. São elas: as levantadoras Dani Lins e Fabíola; as opostos Sheilla e Tandara; as centrais Fabiana, Thaisa e Juciely; as ponteiras Mari, Paula, Jaqueline e Fernanda Garay, e a líbero Fabi.

No Pan do Rio de Janeiro 2007, as brasileiras perderam de Cuba na final, disputada no Maracanãzinho, por 3 sets a 2.

Neste sábado, às 15h, jogam Estados Unidos e Porto Rico; às 17h, Cuba e Canadá; às 20h, México e Peru, e às 20h, Brasil e República Dominicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário