sábado, 15 de outubro de 2011

Ciclistas abrem Pan de Guadalajara em pista perigosa depois da chuva


Mountain bikeDivulgação/Vipcomm
Além do mountain bike (foto), Brasil pode ter medalhas na natação, no pentatlo moderno, ginástica rítmica, taekwondo; à noite as garotas do vôlei estreiam

Primeiro dia de Pan de Guadalajara, e o mountain bike abre as competições, às 11h de Brasília. Mas o Brasil também terá o campeoníssimo Hugo Hoyama – porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura – no tênis de mesa por equipes, a partir do meio-dia. O Brasil também tem chances de medalha no pentatlo moderno, com Yane Marques, na ginástica rítmica, e no taekwondo.

Neste sábado (15), o mountain bike conta com Rubens Donizete, que foi prata no Pan do Rio de Janeiro-2007, e Edvando de Souza Cruz, que obteve a mesma medalha em São Domingos-2003. Na categoria feminina, o Brasil terá Érika Gramiscelli na pista de Tapalpa, a 133 quilômetros de Guadalajara.

Leia apresentações de cada esporte clicando aqui, no site do Pan

Donizete diz que sabe das dificuldades mas está confiante em conseguir a primeira medalha do Brasil neste Pan.

- Todos são ciclistas experientes, mas já competi com vários deles e sei que posso superá-los.

A chuva dos últimos dias tornou a disputa mais difícil, pelo piso mais liso, com algumas pedras soltas, o que exige mais habilidade dos ciclistas para evitar quedas.

Serão 34 ciclistas, 21 da categoria masculina e 13 da feminina.

Bolinha alucinante

Brasileiro com nove ouros em Pans – marca recorde –, Hugo Hoyama inicia participação na competição por equipes contra o Equador. Na disputa feminina, as adversárias serão do México. As competições individuais começam na terça-feira (18).

Hoyama está com 42 anos e segue sonhando com a Olimpíada de Londres-2012 (no Pan, a medalha de ouro garante essa classificação).

- Mesmo com experiência, ainda fico ansioso. Quero pôr em prática o que treinei e lutar pela medalha, tanto na disputa individual como por equipes.

A equipe masculina ainda tem Thiago Monteiro e Gustavo Tsubói, para tentar manter a hegemonia do país. A equipe feminina mescla juventude e experiência, com Lígia Silva, Jessica Yamada e a revelação Caroline Kumahara, de 16 anos.

O grupo teve oito dias de treinos no CT La Loma, a 1.900 metros de altitude, para adaptação física e também da velocidade da bolinha em ar mais rarefeito, o que aumenta velocidade (Guadalajara está a 1.500 metros do nível do mar).

Por medalhas

Thiago Marques, nos 400 m medley da natação, e Yane Marques no pentatlo moderno também são candidatos a medalha neste primeiro dia de Pan - e favoritos.

O nadador brasileiro tem o sétimo tempo do mundo na prova e o primeiro entre os inscritos no Pan.

Yane Marques, que está entre as dez primeiras do mundo há um ano, tendo chegado a terceira em meados deste ano e defende seu ouro do Pan-2007, e Priscila Oliveira.


As provas do esporte são natação, esgrima, evento combinado de corrida e tiro e hipismo.

Depois de registrar, no Rio-2007, seu melhor desempenho em Pans com quatro medalhas, o taekwondo brasileiro já terá neste sábado (15) disputas nas categorias -49 kg no feminino (Kátia Arakaki) e -58 kg no masculino (Márcio Wenceslau), com finais às 13h.

A ginástica rítmica está renovada e em busca de resultado inédito já neste sábado (15), com Angélica Kvieczynski na categoria individual, a partir das 18h de Brasília, e Natália Gáudio na individual geral a partir das 18h nas disputas de arco e bola, e das 20h nas de maças e fitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário