quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Com 40 atletas, natação brasileira chega ao México para superar 26 medalhas


Cesar Cielo tem tudo para superar os três ouros obtidos no Pan do Rio, em 2007. Foto: Eládio Machado/Terra
Cesar Cielo tem tudo para superar os três ouros obtidos no Pan do Rio, em 2007
Foto: Eládio Machado/Terra

A equipe brasileira de natação que irá defender o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara - de 14 a 30 de outubro no México - desembarca nesta quarta-feira em San Luis Potosí para uma semana de adaptação à altitude antes da competição.
A cidade escolhida está 1.860 m acima do nível do mar, enquanto a competição acontecerá a cerca de 1.500 m. Entre os 40 convocados estão 21 nadadoras e 19 nadadores, que tentarão superar a marca de 26 medalhas conquistadas no Pan do Rio de Janeiro, em 2007.
Na ocasião foram 10 ouro, sete prata e nove bronze. O Brasil ainda teve quatro medalhas cassadas após o torneio, quando a nadadora Rebeca Gusmão foi flagrada em um exame antidoping. Ela havia conquistado duas medalhas de ouro nos 50 e 100 m livre, além de integrar a equipe que conquistou prata nos revezamentos 4 x 100 m e 4 x 100 m medley.
Os principais destaques do Brasil no Pan do Rio de Janeiro estão de volta para defender títulos e superar marcas. O campeão olímpico Cesar Cielo defenderá as medalhas de ouro nos 50 m e 100 m livre e no revezamento 4 x 100. Em 2007 ele foi prata no revezamento 4 x 100 medley.
Tiago Pereira ainda tem resultados mais expressivos para manter e superar. Ele foi ouro nos 200 m costas, 200 e 400 m medley, 200 m peito e revezamento 4 x 100 m. Obteve prata no 4 x 100 medley e bronze nos 100 m costas.
Como destaque, o Brasil tem ainda Kaio Márcio, ouro nos 100 e 200 m borboleta e prata no 4 x 100 medley. Com a perda das medalhas de Rebeca Gusmão, o Brasil ficou sem nenhum ouro no Pan de 2007 entre as mulheres.
Em Guadalajara, as principais esperanças estão depositadas em Flávia Delarolli, prata nos 100 m livre e bronze nos 50 m livre, e em Fabíola Molina, prata nos 100 m costas no Rio de Janeiro.
Antes do embarque, Cielo lembrou da primeira vez que competiu na altitude, em 2006, durante um Sul-Americano de natação. "Sofri bastante. Essa coisa de chegar em cima da hora ou bem antes para se adaptar varia de pessoa para pessoa. Lembro que pesou para mim. Nadei na época os 100 m livre para 50 s. Uma hora depois fui para o revezamento e aumentei meu tempo em dois segundos. Senti cansaço. Quero ver como vou reagir", disse.
Ele acrescentou que será interessante chegar mais cedo para sentir a altitude nas situações do dia-a-dia.
"Será bom para aumentar a nossa sensibilidade e chegarmos à competição um pouco mais confortáveis. Eu, pessoalmente, não sei nem o que esperar porque será a primeira vez que vou para a altitude com um tempo maior. Não tirei férias depois do Mundial, mas estou bem preparado, bem treinado, em boa forma física. Achar aquela motivação mental vai ser um pouco mais complicado. É vencer esse medo da altitude antes de a competição começar, tentar se acostumar. É tentar fazer os melhores tempos do ano para entrar em férias e depois começar a pensar na Olimpíada", disse.
O técnico Alberto Silva diz que o período não será exatamente de preparação para a disputa na altitude, já que para isso seria necessário um tempo maior. A ideia é "uma adaptação à sensação provocada pela altitude que os nadadores vão encontrar em Guadalajara".
Pan 2011 no Terra
Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário