quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Com tranquilidade, Cielo avança com Fratus à final dos 50 m livre


Natação: 50 m livre - eliminatória 3 (M); em HD


Recordista mundial dos 50 m livre e campeão olímpico, César Cielo honrou o retrospecto nesta quinta-feira e se classificou para a final da categoria nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O nadador cravou o melhor tempo e, com 22s17, segue como favorito à conquista do ouro. Bruno Fratus também foi bem e vai à decisão.

Cielo, que tem os 50 m livre como especialidade, foi para a prova relaxado - minutos antes de competir, tirava fotos com fãs nos bastidores do Centro Aquático Scotiabank. Na terceira série eliminatória, dominou a prova mais rápida da natação, cravando o melhor tempo.
Em Guadalajara, Cielo já conquistou dois ouros para o Brasil: nos 100 m livre e no revezamento 4x100 m. No Pan de 2007, no Rio de Janeiro, ficou com três ouros e uma prata. O nadador é um dos mais destacados do mundo: é recordista mundial dos 100 m, assim como nos 50 m livre, prova da qual é o atual campeão olímpico - venceu em Pequim, na China, em 2008.
Cielo quase "perdeu" o recorde pan-americano da prova, de 21s84. Por um erro de cronometragem da primeira bateria, o nadador das Ilhas Cayman, Brett Frasier, teve tempo creditado de 21s42. A falha foi corrigida depois pela organização do Pan: o verdadeiro tempo foi 22s73, muito acima da marca do brasileiro.
Isso deu um susto em Fratus, que caiu na água na segunda série eliminatória para fazer os 50 m em 22s46, 0s61 mais lento do que o cubano Garcia Hanser. Por alguns minutos, teve desempenho em relação aos rivais pior do que o real até que o erro fosse corrigido. Por fim, passou à final com o terceiro melhor tempo.
Fratus se destacou por bater o Cielo nos 50 m livre durante o Troféu Maria Lenk, em maio. Repetiu o feito na semifinal do Mundial de Xangai, e acabou com a quinta colocação.
No Pan-Americano de Guadalajara, esperava-se que o atleta lutasse por medalhas e buscasse uma dobradinha com o principal nadador brasileiro. Nos 100 m livre, no entanto, decepcionou e sequer passou à final. Conquistou o ouro participando da final do revezamento 4x100 m livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário