terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cores são desrespeitadas e vias perdem "exclusividade" no Pan


Mesmo pintadas de vermelho, verde e azul, faixas nas ruas de Guadalajara ainda não têm exclusividade. Foto: Reinaldo Marques/Terra
Mesmo pintadas de vermelho, verde e azul, faixas nas ruas de Guadalajara ainda não têm exclusividade

As cores vermelha, verde e azul pelas ruas de Guadalajara dão um caráter particular, mas são apenas um bonito detalhe para os motoristas da cidade. Nas primeiras horas de existência na cidade, as pistas exclusivas já não são tão exclusivas, ou quase nada. Desde que o governador do Estado de Jalisco, Emilio González Márquez, decidiu que não ia punir os invasores dessas vias, os condutores sepultaram de alguma forma a solidariedade pan-americana para facilitar o trajeto dos carros do evento. Assim, a conclusão que se tira é a seguinte: as ruas da cidade não terão circulação VIP.
A Calçada Lázaro Cárdenas parece mais uma pista com uma linha vermelha. Por ali, poderão circular somente os micro-ônibus que transportam atletas e jornalista credenciados até os diversos estádios ou à Vila Pan-Americana. No entanto, aqueles que queiram "invadir" essa zona poderão fazê-lo livremente, já sem o temor de sofrer punições.
A mídia local se encarregou de, por várias vezes, destacar as imprudências dos motoristas em ocupar as faixas exclusivas. No entanto, são poucos os ônibus com identificação de Guadalajara 2011 que transitam, nesse momento, pelos 190 km dedicados ao transporte para os Jogos. A partir desta sexta, começam oficialmente os Jogos e, em seguida, é esperado que o fluxo nas vias seja intenso.
"As pessoas são imprudentes e dirigem em alta velocidade. Alguns compram carros grandes para serem respeitados no trânsito", assegura Roberto, que conduz um taxi há nove anos e evita, a todo momento, ultrapassar a linha vermelha proibida.
Em um passeio do Terra por esta via exclusiva em Lázaro Cárdenas, rumo à Vila Pan-Americana, as cores das faixas formam quase um grafite no asfalto que, com a passagem dos carros e das chuvas, começa a perder a tonalidade aos poucos, como um rosto feminino quando sai a maquiagem.
As autoridades governamentais e os condutores dos micros autorizados para os atletas pan-americanos concordam que a cooperação e a boa predisposição dos moradores de Guadalajara será essencial para organizar o trânsito.
Os micros autorizados a levar atletas a distintas áreas serão fiscalizados pela polícia para garantir uma rápida via pelas faixas exclusivas. Além disso, o transporte público e gratuito para os jornalistas credenciados também circularão por esse acesso, embora desde o início também sejam levados por guardas policiais.
Enquanto isso, os carros vêm e vão pelas faixas sem seguirem as restrições sinalizadas nas ruas e que, até o momento, são ressaltadas mais pelas cores do que pela exclusividad

Nenhum comentário:

Postar um comentário