domingo, 16 de outubro de 2011

Primeiro-tenente Silvia Regina, da Marinha, prevê brisa na abertura da vela


Com velejadores inscritos nas nove classes dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil inicia a disputa do esporte nesta segunda-feira (17), às 16h de Brasília, em Puerto Vallarta, a cerca de 300 quilômetros de Guadalajara, onde serão as regatas. A equipe conta com a primeiro-tenente Silvia Regina, da Seção de Informações Meteorológicas do Centro de Hidrografia da Marinha, que previu entrada de brisa marítima à tarde, bem no horário das duas primeiras regatas.

- Estamos usando imagens de satélite, modelos matemáticos, nossa observação das condições no local e conseguimos identificar esse padrão de vento.

Maurício Santa Cruz, que completa 37 anos justamente no primeiro dia de competições, conquistou um de seus três títulos na classe J24 justamente na cidade mexicana, em 2007.

- É uma raia difícil. O vento varia muito de intensidade. Além do Mundial-2007, também estive aqui na Copa México-2010 [quando também saiu vencedor].

Maurício foi campeão mundial da J24 também em 2006 e 2009, ao lado de Alexandre Saldanha, Daniel Santiago – que também estão neste Pan – e Guilherme Hamelmann, que chegou em 2010.

Klaus está no oitavo Pan

Cláudio Biercarck, o Klaus, da classe Lightning, estará em sua oitava participação em Jogos Pan-Americanos, igualando o recorde de Durval Guimarães, do tiro esportivo. Em sua tripulação estão Gunnar Ficker e Marcelo Batista.

Outros atletas da vela no Pan são Bernardo Arndt e Bruno Oliveira, da Hobie Cat 16; Adriana Kostiw, da Laser Radial; Matheus Dellangelo – que faz 23 anos neste domingo (16) -, da Sunfish; Patrícia Freitas e Ricardo "Bimba" Winicki, da RS:X (a prancha a vela).

Estão previstas dez regatas por classe (duas por dia) entre segunda-feira (17) e sábado (22). No domingo (23), será a Medal Race – espécie de final com apenas os cinco melhores até então de cada classe e que vale o dobro dos pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário