domingo, 9 de outubro de 2011

Quatro anos depois, brasileira desastrada ainda sofre com perda de medalha


Há quatro anos, a levantadora de peso Aline Campeiro protagonizou uma cena inusitada no Pan do Rio de Janeiro: competidora da categoria até 48 kg, ela conseguiu levantar 70 kg na primeira parte da final, o que a colocou no segundo lugar da disputa. A comemoração efusiva pela medalha próxima, porém, provocou uma ruptura no ligamento do joelho esquerdo e ela ficou fora do pódio. 


Para Guadalajara-2011, Aline tem outra função: é auxiliar do técnico da seleção brasileira, o romeno Dragus Stanica. Ela ainda compete, mas nas últimas semanas sua principal função tem sido a de preparar as duas representantes brasileiras nos Jogos, que começam no dia 14: Jaqueline Ferreira (até 75 kg) e Liliane Menezes (até 69 kg). 

No México, elas vão em busca da primeira medalha pan-americana do Brasil no levantamento de peso feminino. Um tabu que já era para ter caído há quatro anos e ainda dói em Aline, que quase abandonou a carreira por isto - ela só voltou a competir nove meses depois e mesmo assim não estava 100%: 

- Ainda falo com um pouco de mágoa, mas aconteceu, né? É difícil, só que tudo na vida tem o seu momento. Não era para ser naquele momento. A forma que tem agora é pensar para frente. Foi inusitado sim, sofri muito e achei que não ia conseguir voltar, mas já peguei medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos de Medellín. 

Para a atleta, Liliane e Jaqueline possuem chances de subir ao pódio em Guadalajara: enquanto a primeira foi bronze no último Pan da modalidade, no ano passado, a segunda terminou em quarto. 

- Só não ganhamos essa medalha no Pan passado por uma fatalidade, mas a gente pode sonhar sim. Não é um sonho tão real como foi no Rio-2007, mas esperamos que elas consigam fazer o melhor resultado delas no momento certo, que é em Guadalajara. 

Como o Campeonato Mundial de levantamento de peso começa em 5 de novembro em Paris, Aline permanecerá no Brasil para treinar e preparar os demais compatriotas que não vão ao Pan: 
- Alguém tem que ficar (risos). No Mundial, vou como treinadora e atleta. 

As competições de levantamento de peso no Pan de Guadalajara serão realizadas de 23 a 27 de outubro. O Brasil ainda terá outros dois representantes masculinos: Fernando Saraiva (acima de 105 kg) e Welisson da Silva (até 77 kg). A última medalha do país na modalidade em Pans foi em 1995, quando Edmilson Dantas ganhou dois bronzes. 

A Rede Record transmitirá os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 terá transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos. 

A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro- 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário