segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sede do Pan fecha escolas particulares para evitar trânsito


Trânsito de Guadalajara é caótico; mexicanos tentam controlá-lo durante os Jogos. Foto: Reinaldo Marques/Terra
Trânsito de Guadalajara é caótico; mexicanos tentam controlá-lo durante os Jogos
Foto: Reinaldo Marques/Terra

As escolas particulares de Guadalajara estão proibidas de dar aulas entre 17 e 28 de outubro deste ano, período que coincide com a disputa dos Jogos Pan-Americanos. Diretor de colégios privados do estado de Jalisco, do qual a cidade é a capital, Marco Antonio Sánchez Hernández anunciou nesta segunda-feira que os locais que não cumprirem as normas poderão pagar multas de até 5 mil salários mínimos (que na região é de 58,13 pesos mexicanos por jornada de trabalho, ou R$ 7,60).
A medida tem como finalidade diminuir o congestionamento e é válida apenas para escolas privadas de nível básico (pré-escola, ensino fundamental e ensino médio). Dos 4.275 colégios públicos da zona metropolitana de Guadalajara, apenas 39 não poderão prestar serviços - os que estão localizados próximos a rotas que levam às sedes esportivas do Pan. Para que a regra fosse implantada, alterou-se o calendário dos estabelecimentos particulares, que em 2011 iniciaram as aulas uma semana antes e as concluirão uma semana depois.
Como o calendário já havia sido mudado, Hernández disse ao diário El Informador que as escolas que não seguirem a regulamentação cometerão "uma falta administrativa grave, violando a lei". A punição pode passar por multas e até pela suspensão do Reconhecimento de Validez Oficial de Estudos (RVOE), certificado que permite o funcionamento dos locais.
Não há planejamento de um operativo especial de vigilância para verificar o respeito às normas, portanto Hernández pediu que os pais dos alunos denunciem as escolas que continuarem prestando serviços. No total, a medida afetará 635 mil colégios particulares da zona metropolitana de Guadalajara, além de 148.315 estudantes e 8.690 professores. Ele ainda explicou que "as escolas não estão enclausuradas" e que "os professores podem ter reuniões de atualização".
Caótico, o trânsito da cidade-sede do Pan é motivo de preocupação do comitê organizador do evento (Odepa). Para evitar maiores problemas com o congestionamento, foram implantadas até faixas esclusivas para o tráfego de pessoas ligadas aos Jogos. O Congresso de Jalisco pretendia multar os morotistas que não respeitassem os "corredores", mas a polêmica medida acabou vetada pelo governador do estado, Emilio González Márquez.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular. Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na , e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário