segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Motoristas desrespeitam, e "corredor do Pan" fracassa no 1º dia


Segundo jornal, faixas exclusivas para veículos ligados ao Pan não foram respeitadas no domingo. Foto: César Juárez Caudillo/Terra
Segundo jornal, faixas exclusivas para veículos ligados ao Pan não foram respeitadas no domingo
Foto: César Juárez Caudillo/Terra

Pelo menos no primeiro dia de funcionamento as faixas exclusivas para o tráfego de veículos ligados ao Pan-Americano de Guadalajara fracassaram. Implantado a partir do último domingo, o "corredor" não foi respeitado por vários motoristas, segundo publica nesta segunda-feira o diário mexicano El Informador.
As faixas, chamadas em espanhol de "carriles", ligam especialmente o aeroporto da cidade à Vila Pan-Americana e às sedes esportivas. As pistas exclusivas, delimitadas por linhas vermelhas, chegam a 70 km e só podem ser utilizadas por automóveis que levem autoridades, atletas, técnicos, funcionários e demais pessoas relacionadas aos Jogos. Há ainda 120 km de rotas preferenciais, delimitadas por linhas azuis, nas quais qualquer pessoa pode circular, desde que ceda passagem quando alguém vinculado ao Pan estiver por perto.
Desde domingo até 31 de outubro, um dia após a cerimônia de encerramento da competição, o "corredor" estará em operação 24 horas ao dia. Em sua estreia, porém, a novidade não foi acatada por vários veículos. De acordo com o jornal, "prevaleceu a falta de respeito à área por parte de inúmeros motoristas".
A publicação ouviu explicações de Felipe Prado, diretor operativo da Secretaria de Estradas e Transporte (SVyT) do Estado de Jalisco, cuja capital é Guadalajara. Ele afirmou que, como os Jogos começam na próxima sexta-feira, "ainda não se registravam muitos traslados de automóveis oficiais" nas faixas exclusivas. Assim, não havia necessidade de impedir o tráfego de condutores "comuns". Prado ainda completou apontando que a partir desta segunda-feira os "carriles" passariam a ser respeitados.
Tentando fazer cumprir a medida criada especialmente para diminuir o caótico trânsito da cidade durante o Pan, o Congresso de Jalisco sugeriu que os infratores fossem multados. Na semana passada, o governador Emilio González Márquez vetou a polêmica proposta.
Pan 2011 no Terra
Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário