sábado, 1 de outubro de 2011

Tonalá oferece cor e souvenires para visitantes do Pan


O mercado tem vários artesanatos, até crânios coloridos que denotam a morte na cultura mexicana. Foto: César Juárez Caudillo/Terra
O mercado tem vários artesanatos, até crânios coloridos que denotam a morte na cultura mexicana
Foto: César Juárez Caudillo/Terra
CÉSAR JUÁREZ CAUDILLO
Direto de Guadalajara
Os fãs de esporte que chegam à cidade de Guadalajara para acompanhar os Jogos Pan-Americanos têm várias opções turísticas na cidade e seus arredores. Um deles é o Tianguis de Tonalá, o mercado da cidade de Tonalá, no subúrbio da capital do estado Jalisco, onde se vendem artesanatos e lembranças para os visitantes.
A história do local remonta a época pré-hispânica, quando em todas as quintas-feiras o mercado se instalava na Praça de Tonalá. Ali, índios das aldeias chegavam para trocar produtos. A tradição se manteve, inclusive, depois da conquista espanhola. Mesmo nos domingos, dia de descanso depois da evangelização, eram instalados os "tianguis".
Hoje em dia, este mercado oferece diversos artesanatos típicos da região. Os objetos, sem dúvida, são peças que chamam a atenção de turistas nacionais e internacional. Há desde imagens religiosas a coloridas bonecas de fibra naturais, assim como crânios coloridos que denotam a morte na cultura mexicana.
Os visitantes que andam pelos corredores do mercado ao ar livre ficarão encantados com esses artesanatos que espalham o nome do México pelo mundo.
A palavra "tianguis" vem do vocábulo náhuatl tianquiztli que quer dizer mercado. O náhuatl era uma língua utilizada no México pré-hispânico, mas esta palavra continuou dentro do uso comum no México.
Não há dúvida de que Tonalá será um dos pontos obrigatórios a ser visitado. Não só pelos fãs de esporte, mas também para os atletas, treinadores e outros familiares no Pan-Americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário