sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Seleção empata com Cuba e precisa de vitória para evitar vexame


Brasil fez jogo morno contra Cuba nesta sexta-feira, pelos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Foto: Jefferson Bernardes/ Vipcomm/Divulgação Brasil fez jogo morno contra Cuba nesta sexta-feira, pelos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara


O Brasil decepcionou em sua segunda partida no futebol dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara nesta sexta-feira. Em duelo realizado no Estádio Omnilife, a Seleção apenas empatou com o frágil time de Cuba por 0 a 0 e, com o triunfo da Argentina por 3 a 0 contra a Costa Rica, caiu para a terceira posição do Grupo B. Agora, apenas uma vitória na última rodada contra o time costarriquenho livra o País do vexame de ser eliminado ainda na primeira fase da competição.


Apesar de enfrentar o favorito ao título, a equipe de Cuba não se intimidou e mostrou a que veio logo no primeiro minuto do confronto. Henrique, astro do Mundial Sub-20 e principal jogador do elenco, levou uma pancada logo em seu lance de estreia na partida e pediu atendimento médico. Intimidados, os brasileiros, que tinham a ilustre presença de Mano Menezes na arquibancada, passaram a respeitar o adversário, que foi para cima.
Com uma rápida saída de contra-ataque, Cuba teve três chances claras de gol na etapa inicial. A primeira delas veio com Cordoves, que saiu em velocidade e lançou Chang. O atacante dominou e chutou cruzado, com perigo, mas Cesar defendeu e afastou para escanteio. Dois minutos depois, o mesmo Cordoves tocou na frente, e o goleiro brasileiro saiu bem do gol e salvou a jogada.
A partida seguiu equilibrada durante toda a etapa, e a Seleção perdeu uma grande chance aos 30min. Felipe Anderson recebeu sozinho e, na saída do goleiro, finalizou mal e a bola saiu à esquerda da meta cubana - ela ainda desviou na zaga e quase enganou o goleiro, que se recuperou no lance. No minuto seguinte, Cuba respondeu e por pouco não marcou um golaço. Aira tentou lindo voleio da entrada da área que passou perto da trave.
Antes do apito final, contudo, o Brasil ainda perdeu uma chance inacreditável de ir para o intervalo com a vantagem. Misael tocou em profundidade para Felipe Amorim dentro da área, e o jogador desviou para Henrique na saída do goleiro. O são-paulino, com o gol vazio à sua frente, demorou para finalizar e foi travado pelo zagueiro na sequência.
Na segunda etapa, o Brasil voltou melhor e passou a dominar as ações da partida. Logo nos primeiros 9min, a Seleção teve duas oportunidades para abrir o marcador, mas falhou em ambas. Na primeira, Felipe Amorim fez jogada pela esquerda e cruzou para o bom chute de Leandro, que viu o goleiro Cooper fazer a defesa. Depois, em rápido contra-ataque, Henrique desperdiçou ao se atrapalhar na saída do camisa 1 cubano.
Aos 16min, o técnico Ney Franco decidiu mexer e colocou o time verde e amarelo no ataque, ao sacar o zagueiro Frauches e promover a entrada do atacante Rafael. Em seguida, entretanto, foram os cubanos que quase tiraram o zero do placar. Aira fez jogada pela direita do ataque, driblou Henrique Miranda e arrematou cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo. Posteriormente, aos 32min, Henrique tabelou com Rafael, e o atacante são-paulino arriscou chute que passou perto da meta de Cuba.
No final do confronto, os brasileiros ainda partiram para o tudo ou nada e quase chegaram ao gol, mas Henrique perdeu nova chance. Depois, o goleiro cubano voltou a salvar sua equipe e, ao agarrar a bola após confusão na área e simular uma contusão, provocou a ira do time verde e amarelo. Leandro foi expulso de um lado, Francisco do outro, e o placar terminou mesmo com um empate sem gols.
O Brasil, com dois pontos no Grupo B, volta a campo no próximo domingo, quando encara a Costa Rica, vice-líder com três pontos, às 23h (de Brasília). Como os costarriquenhos venceram Cuba na rodada de estreia, um empate simples classifica a equipe da América Central. Já a Argentina, que lidera a chave com quatro, enfrenta os cubanos no mesmo dia, mas às 16h, e também se classifica se empatar.
Ficha técnica
BRASIL 0 X 0 CUBA
BRASIL: Cesar; Madson, Luccas Claro, Frauches (Sebá) e Henrique Miranda; Lucas Zen, Lucas Patinho (Leandro), Misael e Felipe Anderson; Henrique e Felipe Amorim (Rafael)
Treinador: Ney Franco
CUBA:Cooper; Malblanche, Macias, Salazar e Aira (Duanes); Hernandez (Peña), Diz (Urgelles), Castellanos e Francisco; Cordoves e Chang
Treinador: Alexander Gonzalez
Cartões amarelos
BRASIL: Henrique Miranda
CUBA: Salazar, Diz e Macias
Cartões vermelhos
BRASIL: Leandro
CUBA: Francisco
Árbitro
Orosco Raul (BOL)
Local
Estádio Omnilife, em Guadalajara (MEX)

Nenhum comentário:

Postar um comentário