quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Basquete

Data: 21 de Outubro até 30 de Outubro
Participantes: 192 atletas (96 homens e 96 mulheres)
 
Masculino: Equipe
Feminino: Equipe

Fédération Internationale de Basketball Amateur (FIBA)
Federação Internacional de Basquete
Presidente: Yvan Mainini
www.fiba.com

FIBA Américas
Confederação Pan-americana de Basquete
Presidente: Horacio Muratore
www.fibaamerica.com

Delegado Técnico
Basquete
Aníbal García (Porto Rico)

Diretor de Competição
José de Jesús Vázquez Rubio

Duas caixas de pêssego e uma ideia

Ao contrário da maioria dos esportes, o basquete tem pai, local e data de nascimento. Em 1891, os Estados Unidos passavam por um inverno rigoroso. Praticar atletismo, futebol ou rúgbi tornou-se impossível para os alunos da escola da Associação Cristã de Moços de Springfield, no estado de Massachussets. Foi aí que a direção do colégio pediu a um de seus professores que desenvolvesse um esporte para ser praticado em lugares fechados. A missão coube ao canadense James Naismith, de 30 anos, que se inspirou na mania dos alunos e dos funcionários da escola de sempre atirar objetos à distância nos cestos de lixo. Um dia, ele colocou duas caixas de pêssego no alto de duas pilastras e pronto: nascia o basquete. 
 
- O basquete estreou nos Jogos Pan-americanos Buenos Aires 1951 com disputas masculinas. As mulheres passaram a participar em Cidade do México 1955.
- O lance livre é o pênalti do basquete, marcado quando a falta é claramente intencional ou quando o jogador que a sofre está em condições de arremessar.
- A atleta do basquete, Marlene Bento, é a recordista de medalhas em esportes coletivos. Ela conquistou cinco medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze em Cidade do México 1955, Chicago 1959, São Paulo 1963, Winnipeg 1967 e Cali 1971.
- Em Chicago 1959, o time masculino de basquete que ganhou o bronze tinha a base da equipe que havia sido campeã mundial no Chile no mesmo ano e que conquistaria o primeiro bronze olímpico do Brasil no esporte, um ano depois, nos Jogos Olímpicos Roma 1960.
- No Rio 2007, Marcelinho, do basquete, tornou-se tricampeão pan-americano. Além da edição do Rio, o ala esteve na equipe que venceu os Jogos de Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003.
- O basquete brasileiro conquistou 23 medalhas em Jogos Pan-americanos: foram oito ouros, seis pratas e nove bronzes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário