quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rafaela Silva: a brigona das ruas vira promessa do judô brasileiro

Uma judoca que aprendeu desde cedo a conviver com os limites impostos pelo tráfico de drogas. Rafaela Silva foi criada na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, local onde a menina se tornou agressiva, mas o olhar de um técnico viu que a jovem poderia transformar a personalidade em medalhas. A jovem é uma das apostas de medalhas do judô no Pan de Guadalajara e também uma promessa para a Olimpíada de Londres-2012.


A atleta começou no judô ainda pequena e o técnico Geraldo Bernardes diz como transformou toda a energia das brigas para o esporte, tornando a atleta em uma das promessas de medalhas para o Pan de Guadalajara.

- A Rafaela é uma pessoa diferente. Ela era uma menina que tinha uma agressividade muito grande. Mas nós canalizamos toda essa energia para o judô. Nos treinos, a atleta aprendeu a utilizar a força dos adversários ao seu favor e assim derrubá-los. Ela também aprendeu que após uma queda é preciso ter força para levantar e continuar a buscar as vitórias. Atualmente, a atleta consegue fazer do esporte uma forma de vida, ela enxerga um futuro com muitas medalhas. Até agora a principal conquista da Rafaela veio no Mundial de Judô, realizado em Paris em agosto deste ano, quando conquistou uma medalha de prata.

- Foi bem difícil lá no Mundial, eu não conhecia a minha adversária na final. Ela era mais experiente, mas fiquei muito feliz em chegar à final de um Mundial, sendo ainda da equipe de base do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário